quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Encontro Nacional da UNESCO reune escolas que trabalham a cultura de paz

- Publicidade -

Ocoreu ontem às 19h30 no Serhs Natal Grand Hotel, a abertura do XXII Encontro Nacional do Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA). A escola CEI Romualdo será a instituição anfitriã do evento que, estende-se até a manhã da sexta-feira (07). Sob o eixo temático “Os desafios do amanhã na agenda de hoje”, o Encontro reune mais de 400 gestores de reconhecidas escolas públicas e privadas de todo o Brasil, além de especialistas internacionais em educação.
O Encontro terá palestras, diálogos, vivências e experiências para discutir o papel da educação e das escolas associadas no enfrentamento de questões centrais para o planeta
A solenidade de abertura contou com a presença da Coordenadora Internacional do PEA –  Sabine Detzel, da Coordenadora nacional do PEA –  Myryam Tricate, da Coordenadora Regional do RN e Diretora do Colégio CEI – Maria Lúcia Andrade de Azevedo, da Secretária de Estado da Educação Cláudia Santa Rosa, representando o Governador Robinson Faria, e da Secretária Municipal de Educação – Justina Iva Araújo.

Em seu discurso, a Coordenadora Internacional Sabine Detzel destacou ser extremamente oportuno a data da realização do Encontro, neste momento em que a ONU celebra o aniversário dos 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (lançados em 26 de setembro de 2015), sendo os Objetivo 4 e 16 os que falam mais diretamente à missão da UNESCO. Para Detzel, “nenhum dos objetivos é possível sem a educação. A educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos é o mais lindo e ambicioso dos objetivos”.

A Coordenadora Nacional, Myryam Tricate, detalhou que o PEA celebra o futuro que começou há cerca de 20 anos, ressaltando que a longevidade e o tamanho de um projeto exprimem sua relevância, quando se fala de um objetivo de tão alta envergadura, que é a cultura de paz. “Estamos falando de construir uma cidadania com sentido planetário”, disse a Coordenadora.

Para a diretora e fundadora do Colégio CEI, Maria Lúcia Azevedo, além da satisfação de representar a UNESCO no Rio Grande do Norte, essa atuação aponta que a escola está alinhada com as diretrizes universais da educação e da formação cidadã. “Além da honrosa missão, ficamos muito gratos em colaborar com a realização desse importante Encontro em nossa Capital, oportunizando que nossas escolas públicas possam participar e aproveitar a discussão dos conteúdos trazidos pela UNESCO”.  

Ao longo de sua programação o Encontro Nacional terá palestras, diálogos, vivências e experiências para discutir o papel da educação e das escolas associadas no enfrentamento de questões centrais para o planeta.

Na sexta-feira (07) às 15h o Colégio CEI (Romualdo), escola anfitriã do evento e única associada à UNESCO no Estado, receberá vistita dos participantes e representantes da UNESCO.

Sobre o PEA
O Programa das Escolas Associadas da UNESCO está presente em 180 países, com 9,7 mil escolas espalhadas por todos os continentes. No Brasil, são mais de 278 mil alunos e pelo menos 30 mil professores, em 300 escolas, que trabalham com temas como cultura da paz, sustentabilidade, patrimônio histórico e aprendizagem intercultural. O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável divulgados pela ONU em 2015:
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.

Assegurar a educação inclusiva, eqüitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Alcançar a igualdade de gêneros e empoderar todas as mulheres e meninas.

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Assegurar o acesso confiável, sustentável e moderno e a preço acessível à energia para todos.

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

 Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos. (*)

Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda da biodiversidade.

Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

(*) Reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas