sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Encontro reúne jovens vereadores

- Publicidade -

Trinta vereadores de municípios do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, todos com idade até 33 anos, participaram do 2º Curso de Ação Parlamentar, realizado durante dois dias em Natal. Os jovens vereadores discutiram ações para fortalecer o papel do Legislativo, dando destaque ao aprendizado e as dificuldades vivenciadas pelos iniciantes na atividade parlamentar. O encontro é organizado pela Rede Nordestina de Jovens Vereadores (RNJV) e Instituto Terra Social, com financiamento da organização não-governamental W.K. Kellogg Foudantion. O curso termina hoje.

Exercendo o primeiro mandato como vereador em São Gonçalo do Amarante, Raphael Melo Gadelha, 22 anos, foi eleito em 2º lugar com 1.482. O parlamentar destaca que enfrentou muitas dificuldades ao chegar à Câmara Municipal. “É muito difícil interagir com vereadores com três ou quatro mandatos. Outro ponto é o fato de não termos conhecimento técnico sobre como redigir leis, apresentar projetos e principalmente cobrar do executivo com responsabilidade”, destaca Gadelha. 

Ele disse também que sentia a falta da representatividade do jovem no Legislativo da sua cidade e, principalmente, de ações voltadas para a cultura, lazer e o esporte. Ele comentou que acredita na “na política, porque é político”. Coordenador do encontro, Deuzinho Filho, 31 anos exerce o segundo mandato na cidade de Caucaia, região Metropolitana de Fortaleza.

Ele destacou que um dos principais pontos discutidos pela RNJV é a inovação necessária na classe política. “Os jovens políticos precisam e devem ousar, apresentar e discutir propostas com a sociedade. É preciso modificar o sistema assistencialista existente há muitos anos”, afirmou lembrando que nada deve ser feito de forma radical, pois se trata de uma questão cultural, principalmente na região Nordeste. Para ele, é papel do jovem romper com o sistema e eleger vereadores com “nova mentalidade política”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas