quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Endividamento aumenta

- Publicidade -
Luiz antônio felipe 
O número de brasileiros endividados cresce e volta a bater recorde em junho, indica a Confederação Nacional do Comércio (CNC). A alta no percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso faz acelerar inadimplência no País. O número de brasileiros com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro atingiu o percentual mais alto da história em junho. A proporção de famílias endividadas chegou a 67,1%, renovando o maior patamar da série – iniciada em janeiro de 2010 –, registrado, até então, em abril deste ano (66,6%).
Modalidades
Em relação aos tipos de dívida, o cartão de crédito, apesar de leve recuo mensal, continua sendo o mais apontado pelos brasileiros como a principal modalidade de endividamento (76,1%). Carnês (17,4%) e financiamento de veículos (11,7%) também permanecem na segunda e terceira posições, respectivamente.
Rendimentos
Com a redução dos juros, os analistas sugerem que os investidores mais conservadores deveriam agora arriscar mais. Procurar bancos ou empresas que costumam analisar cada passo do mercado, diariamente, para direcionar suas aplicações. A caderneta de poupança, para quem tem pouco dinheiro, continua sendo um porto seguro e não tem Imposto de Renda. Nada de colocar tudo no mesmo balaio.
Transação
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional publicou a Portaria 14.402, que estabelece as condições para transação excepcional na cobrança da Dívida Ativa da União, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Podem ser negociadas dívidas de até R$ 150 milhões, com benefícios específicos para pessoas jurídicas, e condições diferenciadas para pessoas físicas, empresários individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Cotação
Em mais um dia de alta o dólar vai a R$ 5,371 mais 2,09%. O preço do barril de petróleo(spot) vai a U$ 38,86, mais 1,18%. Parece que encontrou seu preço de mercado próximo dos 40 dólares. Já o Ibovespa fecha em pequena elevação de 0,60%, a 96.125 pontos.
Recessão beira os 10%
Indicadores revelados ontem pelo Banco Central indicam que a atividade econômica no Brasil tem queda histórica de 9,73% em abril. A conclusão tem por base o resultado de abril do IBC-BR, índice de atividade econômica calculado pelo BC. Não era pra menos depois de uma freada brusca provocada pela pandemia, em todo o planeta. Para alguns economistas, a abril foi “com certeza” o fundo do poço da atividade. A queda do PIB no 2º trimestre deve ficar mais perto de 10%, dizem os economistas.
Mudanças
O empresário Nevaldo Rocha deixa o exemplo de empreendedor dedicado e focado em fazer negócios. Ao lado dos filhos construiu um império, a partir do solo potiguar. Agora, os sucessores poderão empreender novos caminhos, com a abertura do capital da Guararapes/Lojas Riachuelo (lançamento de mais ações), que ele mesmo não desejava, “para não dar satisfação a acionista”. 
Culturas
O governo reajustou os preços mínimos das culturas de verão e produtos regionais. A medida é de  orientação aos produtores sobre a decisão de plantio para as safras 2020/2021, inclusive sementes e dos produtos das regiões Norte e Nordeste da safra 2021. O reajuste médio foi de 8,24%. O preço mínimo é o valor de referência no mercado e não acarreta impacto nas contas públicas.
Pesca
O registro de pescador amador (atividade que tem por finalidade o lazer ou esporte), já pode ser solicitado pela internet. A automatização do serviço foi realizada pela Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia. Para fazer o registro on-line, é preciso acessar o site.
Cartilha
Dividida por capítulos temáticos, a Defensoria Pública do RN (DPE/RN), através de seu Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), coloca à disposição da comunidade a cartilha voltada a esclarecer direitos do consumidor durante a pandemia de coronavírus (Covid-19). O material tem o intuito de esclarecer dúvidas e dar orientações. Está disponível no site da instituição.
Chuvas
Muita chuva no RN, inclusive na região do semiárido que tradicionalmente não chove no mês de junho. Pelo calendário vão ser cinco meses consecutivos de chuvas no sertão nordestino, com muitas barragens e açudes cheios. A previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas no fim de semana. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas