Enem aguarda 124 mil pessoas no RN em primeiro dia de provas. No RN, protões fecham ao meio-dia

Publicação: 2018-11-02 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
No próximo domingo (4), 5,5 milhões de brasileiros prestam o Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem. No Rio Grande do Norte, 124.046 pessoas se inscreveram para a prova, principal forma de entrada para o ensino superior no país. Ao todo, serão 221 locais de prova, divididos em 40 municípios do Estado. Os cartões de confirmação de inscrição, que possuem o local de prova do candidato, já estão disponíveis na internet, apesar de 1,1 milhão de candidatos ainda não terem acessado seus cartões, para conferir o local da prova. No RN, que não se integra ao horário de verão, os portões se abrem para os candidatos às 11h e fecham ao meio-dia, hora local.

Candidatos intensificam os estudos na reta final. No domingo, serão aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação
Candidatos intensificam os estudos na reta final. No domingo, serão aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e redação

No primeiro dia, os candidatos fazem as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No próximo dia 11, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. Durante os dois dias de prova, 1,2 mil agentes da Polícia Militar estarão espalhados por todo o Estado para reforçar a segurança e garantir que a aplicação da prova transcorra sem problemas.

Este ano, o efetivo de policiais participando da segurança do Enem será superior ao do ano passado, quando 900 PMs participaram da operação. A ideia, de acordo com o tenente-coronel Castelo Branco, responsável pela operação, é iniciá-la ainda no sábado pela manhã, locomovendo os agentes para as cidades pólo onde serão aplicadas as provas, como Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Em todos os locais de prova, haverá detectores de metal para evitar possíveis fraudes por parte dos candidatos. "Nosso Estado é um dos mais tranquilos porque conseguimos manter policiamento em todos os locais do Estado. Ocorrências são bastante raras e geralmente sem serem ligadas à segurança pública. São mais questões ligadas à estrutura dos locais", afirma Castelo Branco.

Além da segurança pública, outra área que terá reforços será a de transporte público que, no dia do Exame, vai funcionar em uma operação especial, com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Dessa forma, as linhas de ônibus que costumam passar pela praia aos domingos vão seguir o seu trajeto normal da semana nos dias 4 e 11.

Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU). "A STTU recomenda que o estudante aproveite o feriado prolongado para ir conhecer o seu local de prova, o caminho a ser percorrido e as linhas de ônibus que passam no local, evitando atrasos no deslocamento", recomendou a secretaria, através de sua conta no Twitter.

Local da prova
Para saber o local em que vai prestar a prova, o candidato deve consultar o seu cartão de confirmação de inscrição. O documento está disponível desde o dia 22. O candidato pode consultar através da Página do Participante, no link.

A TRIBUNA DO NORTE conversou com o diretor do colégio Over sobre algumas dicas importantes tanto para os dias que antecedem à prova, como para o dia do Enem. Confira:

Selecione os conteúdos
“Diferentemente de um vestibular tradicional, o Enem não é muito bem dividido por matérias, e há assuntos que caem muito mais do que os outros. Como faltam poucos dias, o aluno deveria dar uma olhada em que assuntos caem mais de cada disciplina, e fazer uma revisão geral desses assuntos. Em algumas matérias, quando você pega os assuntos que caem mais, isso equivale a mais de 60% da prova. É uma maneira inteligente para que, com pouco gasto de energia, o aluno possa fazer uma revisão proveitosa para a prova na reta final.”

Não aumente o desgaste
“É importante não aumentar o desgaste do aluno antes da prova. No domingo, os estudantes devem estar em um dia bom, num alto nível de inspiração para ter um bom resultado. O aluno, quando entra numa lógica de tudo ou nada, acaba chegando no dia da prova estourado e não consegue render o que ele rende normalmente. É um bom momento para sair para lanchar com os amigos, ir ao cinema, ao shopping... Um passeio leve e que permita que o estudante chegue descansado e capaz de dar o melhor de si no Exame”

Caneta e documentos
“A recomendação número um para o dia é: lembrar de levar o documento e a caneta preta com o recipiente transparente. Todo ano acontecem problemas em cada local de prova porque o aluno ou não levou o documento, ou não levou uma caneta na configuração necessária. É importante também levar uma reserva. Outra dica, que não é obrigatória, mas que consideramos importante, é levar uma água, um lanche. A prova é longa, o horário não é o melhor  do mundo. Levar alguma coisa leve para comer e uma água para se manter hidratado pode ajudar a fazer a diferença, mesmo não sendo obrigatório”

#TNnoEnem
Para ajudar na preparação para o Enem 2018, o #TNnoEnem disponibilizou um simulado online, onde a nota é elaborada de acordo com os critérios que o Ministério da Educação utiliza para pontuar a prova oficial. Os professores do Over Colégio e Curso fizeram a correção da prova ao vivo, disponibilizada em no canal no Youtube da Tribuna do Norte e também no Facebook. O PDF do simulado também está disponível para os estudantes.

O #TNnoEnem é um projeto gratuito da Tribuna do Norte, em parceria com o Sistema SAS e Over Colégio e Curso, com patrocínio da UNI-RN e Natal Card.



continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários