sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Enem para quem precisa

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

Sou daquele que acredita e incentiva a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Desde quando soube da iniciativa do MEC, em 1998, através do então ministro Paulo Renato de Sousa que torço para que o exame do ensino médio seja vitorioso, que ocorra sem problemas. Acredito que fiz a primeira matéria em Natal (RN) sobre o assunto, publicada aqui mesmo na TN. (acho, não tenho certeza). À época conversei com o Ministro e entendi muito bem da importância do exame para melhoria do ensino médio – isso era seu principal objetivo. Agora, o Enem, que é o segundo maior exame educacional do mundo, deveria ser apenas rotina para concluintes do ensino médio, e não servir de espetáculo para profissionais ligados à área de instituições educacionais particulares em busca de recursos ou de novas clientelas. O Enem precisa ser como começou: preocupa-se com a qualidade do ensino médio.

Impresso ou digital?
O CupoNation realizou um levantamento dos 90 títulos mais vendidos na Amazon nos anos de 2016 e 2017 e analisou a diferença entre os preços dos formatos digital e impresso. Apesar de o preço do eBook ser, em média, 27% mais barato que a versão física do livro, o faturamento de livros digitais ainda representa somente 1,09% do mercado brasileiro segundo dados da Fipe no Censo do Livro Digital com ano base de 2016. O estudo também aponta a média da diferença entre os valores físico e digital, que varia de acordo com o gênero do livro. Além disso, foi apontado o maior percentual de diferença entre os formatos.

Muito além de Ponta Negra
Alguns meninos e meninas que estão participando das finais dos Jogos Escolares do RN em Macaíba estão reclamando da Codesp porque estavam na expectativa que as competições finais seriam em Natal, bem mais perto do visual de Ponta Negra e de outras atrações turísticas da capital de todos os potiguares. Acontece que para essa garotada interiorana chegar às finais dos Jern´s em Natal seria um presente de conclusão de ano letivo, mas em Macaíba nada além do temeroso Solar do Ferreiro Torto. E tem mais: a cada ano aumenta a possibilidade da Codesp migrar os Jern´s para a região metropolitana, como ocorreu agora em Macaíba, que recebeu de braços abertos atletas de diversas modalidades. Problema não é somente carência de praças para realização de jogos, mas também por falta de incentivo porque as prefeituras da grande Natal são mais solidárias. Pode crer.

Matemática e Eletroquímica
Entre os dias 7 a 9 de novembro, a UFRN promove a V Semana de Eletroquímica Ambiental – A Matemática e a Eletroquímica. O evento acontece no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Terra e aborda os temas o tratamento alternativo de água e tratamento de dados e estatística. Os interessados devem realizar inscrição até o dia 6 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 25 + 1kg de alimento não perecível.

EJA
A Escola Agrícola de Jundiaí continua com inscrições abertas em cursos de Formação Inicial e Continuada, do Pronatec, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios de Canguaretama, Luís Gomes, Major Sales, Natal, Parelhas, Pau dos Ferros, Rafael Fernandes, Riacho de Santana, Santana do Seridó, Serra de São Bento, Serra Negra do Norte, Serrinha, Serrinha dos Pintos, Umarizal e Vera Cruz. Os interessados em se inscrever podem procurar as Secretarias de Assistência Social ou de Educação dos municípios contemplados pela oferta.
 
Para não esquecer
Como se trata de um ano eleitoral, as secretarias municipais e estadual de Educação no Rio Grande do Norte devem correr para finalização ao Programa Mais Alfabetização, previsto para iniciar em 2018. O projeto prevê, em todo o país, 4,6 milhões de alunos com a presença de assistentes de alfabetização, que trabalharão em conjunto com os professores em sala de aula. A expectativa é contar com 200 mil turmas em todos os municípios brasileiros, entre o primeiro e o segundo ano do ensino fundamental
 
Neurociência
O Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRN está selecionando alunos para 13 vagas do curso de mestrado e nove para doutorado. As inscrições podem ser feitas de 1o a 20 de novembro. Previsto para o período de 4 a 8 de dezembro, o processo seletivo será composto por prova de conhecimentos gerais e neurociências, avaliação de habilidades específicas e análise do currículo Lattes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas