sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Enem tem primeiras provas neste domingo

- Publicidade -

TN NO ENEM SELO

Neste domingo, 3, será realizado o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São esperados mais de 5 milhões de participantes no País, sendo que 50 mil destes solicitaram algum tipo de atendimento específico ou especializado. No Rio Grande do Norte, os mais de 119 mil candidatos confirmados nesta edição do exame estarão divididos nos 242 locais de provas espalhados por 40 municípios potiguares.

Na véspera do exame, alunos relaxam entre as últimas aulas


Na véspera do exame, alunos relaxam entre as últimas aulas
#SAIBAMAIS#

No primeiro dia, a prova contará com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e a redação.   Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h (sempre se guiando em relação ao horário de Brasília que, por conta do final do horário de verão em todo o país, será o mesmo em relação ao RN e quase todos estados, com exceção de AM, AC, RR, RO, MT  e MS) e fechados às 13h. As provas terão início a partir das 13h30 e devem terminar às 19h. O segundo dia de provas será no próximo domingo, 10, e trará 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de Matemática. Os horários de abertura e fechamento dos portões permanecem os mesmos, porém a prova terá meia hora de duração no segundo dia de aplicações.

Todas as questões dos dois dias de provas são elaboradas por especialistas e pré-testadas antes de integrarem o chamado Banco Nacional de Itens (BNI). O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que o Enem não deverá ter mudanças substanciais já que as questões que serão usadas no exame deste ano “já estavam no banco de itens, então não há nenhum tipo de direcionamento na prova”;

O resultado do Enem 2019 está previsto para ser divulgado em janeiro de 2020. As notas poderão ser usadas como forma de ingresso no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em todo o Brasil, um a cada dez estudantes que fará o exame é treineiro, denominação ao candidato que se submete às provas apenas para testar conhecimentos e se preparar para edições seguintes. A média nacional (12,1%) é superior ao registrado no RN, quando 10,9% dos candidatos nessa modalidade.

Documentos
O Inep anunciou que os participantes do Enem que estiverem com documentos de identificação vencidos poderão participar das provas, diferente das edições anteriores. De acordo com o Inep, o documento deve ser original e ter foto. Até por isso, não serão aceitas documentações sem foto – como o CPF – ou cópias, mesmo que autenticadas em cartório. Além disso, é necessário que o documento seja físico, não sendo permitido o uso de versões digitais em celulares. O motivo da limitação, segundo o instituto, é que a identificação do participante deve ficar sobre a mesa durante a prova, além de não ser permitido o uso de celular ou dispositivos eletrônicos.

Serão aceitos os seguintes documentos originais com foto: cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; documento provisório de Registro Nacional Migratório; identificação profissional fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia; Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

Participantes que perderam seus documentos ou tiveram os originais furtados/roubados poderão apresentar boletim de ocorrência com expedição máxima de 90 dias em relação à data da prova. Tais estudantes também serão submetidos à identificação especial pela coleta de digitais e assinatura em formulário específico.
Transporte e segurança  serão diferenciados
O sistema de transporte público da capital potiguar funcionará em uma operação especial, com horários e itinerários programados para o sábado em todas as linhas da cidade, das 7h às 19h. Dessa forma, as linhas de ônibus que costumam passar pela praia aos domingos vão seguir o seu trajeto normal da semana nos dias 3 e 10, quando haverá aplicação de provas. Além disso, a linha 588 (Circular UFRN), vai operar com os cinco veículos, das 6h30 às 18h30, e as linhas 02, 04, 08. 10/29, 60, 63, 72, 77 e 79 também vão passar por dentro do Campus, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (STTU).

O Rio Grande do Norte contará com o efetivo de 1,6 mil oficiais da Polícia Militar escalados para garantir a segurança nos dias de aplicação do exame. O quantitativo supera o aplicado na edição passada do Enem, quando 1,2 mil agentes estavam ligados à aplicação das provas no Estado. De acordo com o tenente-coronel Castelo Branco, coordenador operacional da segurança do Enem no RN, apenas em Natal e região metropolitana, 640 oficiais vão auxiliar na aplicação da prova.  Participarão da operação militares de todos os batalhões que desempenharão suas funções em dias de folga, sendo remunerados através de diárias operacionais custeadas com recursos do Ministério da Educação por meio de convênio.

As atividades dos militares começarão já a partir das 6h30 do domingo, com as escoltas dos cadernos de provas enquanto são transportados para os locais nos quais o Enem será realizado. Para essa função, serão designados 60 militares. Em todos os locais de prova, haverá detectores de metal para evitar possíveis fraudes por parte dos candidatos.

Live para correção de provas

O projeto #TNnoENEM, que promoveu uma série de ações e atividades como simulados, dicas e revisões ao longo dos últimos meses, fará a correção das provas do primeiro dia de Exame a partir das 20h deste domingo (3). Uma equipe especializada de professores irá comentar e resolver as questões ao vivo, durante ‘live’  transmitida na página da TN no Facebook e na página inicial do portal. A iniciativa #TNnoENEM foi desenvolvida a partir de parceria firmada entre a TRIBUNA DO NORTE, o Over Colégio e Curso e a plataforma de educação Ensino e Inovações Educacionais do SAS.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas