segunda-feira, 6 de maio, 2024
33.1 C
Natal
segunda-feira, 6 de maio, 2024

Energia sob controle

- Publicidade -

Roberto Lucena – Repórter

Devido aos cortes de subsídios governamentais e com a crise hídrica que afeta a oferta de água para a geração de energia nas hidrelétricas espalhadas pelo país, a conta de energia elétrica deve ser um dos problemas para os brasileiros ao longo deste ano. Para evitar complicações, a ordem é economizar. De acordo com Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), é possível chegar à economia de até 30% na conta de energia com medidas simples e viáveis dentro de casa.

A redução do consumo de energia elétrica é tema de uma campanha publicitária do Governo Federal que tem início hoje (1º) e será lembrada na próxima quinta-feira (5), quando é comemorado o Dia Internacional de Eficiência Energética. Não há confirmação oficial, mas a meta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com a campanha é reduzir o consumo no país em até 5% para espantar a possibilidade de um racionamento.

No Estado, a meta é desafiadora frente aos números divulgados pela Cosern. Se comparado com o ano anterior, o consumo de energia elétrica  cresceu 4,8% em 2014. O maior percentual foi justamente na classe residencial com um aumento de 7,1% em comparação ao mesmo período de 2013. O crescimento, segundo a Companhia, foi motivado pela elevação na renda da população, que favoreceu a compra e o maior uso de aparelhos de refrigeração nas residências, devido às altas temperaturas registradas ao longo do ano, o que elevou o consumo.

Em seguida, a classe comercial registrou um aumento de 6,9%, em razão da instalação de equipamentos de refrigeração nos estabelecimentos, também motivada pelas altas temperaturas. As menores variações no crescimento do consumo de energia elétrica registrado no ano passado ocorreram na classe industrial, com 2,7%, em função da desaceleração da indústria potiguar, e nas classes serviço público/poder público e rural, com crescimento de apenas 2,0% e 0,9%, respectivamente, decorrente da pouca oferta de água nos reservatórios do estado para a irrigação e abastecimento para consumo humano, provocando situação de seca, na região semiárida do Estado.

De acordo com o gestor da unidade de eficiência energética da Cosern, José Júlio Melo Machado, é possível que cada consumidor empreenda atitudes que resultam em economia de energia. “Qualquer consumidor que adote medidas que evitem o desperdício de energia pode economizar até 30% na conta ao final do mês”, explicou.

#SAIBAMAIS#Para levar informações e dicas sobre economia de energia, a Cosern adquiriu recentemente uma maquete virtual que será usada em eventos, escolas e outras instituições. O equipamento é parecido com uma televisão e funciona aos moldes de smartphones ou tablets com a tela em touchscreen (sensível ao toque digital. O conteúdo é dividido em quatro etapas: três informam como a energia elétrica é gerada (solar, eólica e solar), e uma última contem informações relacionadas à economia de energia.

A maquete virtual será apresentada ao público na próxima quinta, durante evento que ainda será divulgado pela assessoria de imprensa da Cosern.

Jogo
Até junho, o conteúdo da maquete será transferido e modificado para se tornar um jogo educativo que será disponibilizado para smartphones, tablets e computadores. A intenção da Cosern é disseminar o conhecimento a respeito de eficiência energética especialmente entre crianças e adolescentes. “Esse público é multiplicador de conhecimento. Um filho ensina ao pai como se comportar, apagar a luz, não deixar os equipamentos ligados, entre outros”, conta José Júlio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas