quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Energia volta a preocupar

- Publicidade -

O jornal espanhol ‘El País’ trouxe na edição de ontem a manchete “A crise energética causa tensão na América do Sul”. Para o diário, “a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar em ameaça real, diante da qual todos os governos da região estão adotando medidas de urgência para evitar que dentro de poucos meses comecem os cortes massivos de fornecimento de energia. E a tensão política já começa a notar-se”.  O jornal aponta que o convite feito a Evo Morales, para participar de um encontro com Lula e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, amanhã, é um sinal do agravamento da crise. 

Investimentos

O Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, ganhará  mais um pavilhão de argola para bovino puro e, um tattersal – área  para leilões. O pavilhão vai abrigar 60 animais. O Tattersal estará pronto até junho próximo, com capacidade para 500 pessoas. O parque é um patrimônio público, mas a Anorc  vem investindo recursos próprios arrecadados nos eventos, especialmente, da Festa do Boi, que acontece anualmente, em outubro.

Otimismo

O relatório divulgado ontem, pelo Banco Central, com o tema “Indicadores  de Sustentabilidade Externa do Brasil, Evolução Recente”, está recheado de otimismo. É um resumo do desempenho positivo de uma série de índices econômicos brasileiros ligados ao setor externo. O Banco Central estima que o Brasil já é credor externo.

Aeroporto

Prevista para hoje a publicação do edital para contratação de uma consultoria para dar parecer sobre a viabilidade do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O BNDES vai se encarregar pela contratação, certamente, fixando prazos, para não deixar o projeto caducar. O importante é que a obra seja realizada, com dinheiro público ou privado.

BB no exterior

A decisão do  Banco do Brasil, de estabelecer operação de varejo bancário  nos Estados Unidos, é boa para o País. Mais uma empresa com atuação no exterior. Além da atual operação nos EUA, o BB atuará com uma empresa de  remessas, a BB Money Transfers, e um banco de varejo.  

Apagão descartado

Os reservatórios estão “tomando água” e, por isso, a entidade  Acende Brasil descarta o risco de apagão este ano. Um estudo divulgado em outubro do ano passado previa um cenário oposto, ou um risco de racionamento de energia elétrica neste ano. Agora a projeção considera que toda oferta prevista para este ano entre em operação sem qualquer tipo de atraso. Apesar do risco afastado para este ano, ainda existe uma expectativa de problemas no setor elétrico em 2009. Na hipótese de a economia crescer 4,7% ao ano nos próximos anos, o risco em 2009 é de 6%. No caso de crescimento de 5,1% da economia, a possibilidade de uma escassez subiria para 7,5% ao ano.

Lançamento

A construtora Metro Quadrado vai  marcar os 15 anos de atuação no mercado potiguar lançando mais um grande empreendimento. Ficará ao lado do pórtico da estrela, na entrada da cidade e se chamará “Estrela de Natal”, um residencial com cinco torres e apartamentos com dois modelos: dois ou três quartos. A obra ocupará uma área de 14 mil metros quadrados.

Concorrência 

O primeiro Via Direta Car do ano acontece neste final de semana, até  domingo, no estacionamento do Via Direta. Cerca de 200 carros são vendidos a cada edição do feirão, uma média de 16 carros por concessionária. Também será realizado um feirão no estacionamento do Machadinho, pela BV Financeira.

Colaboração

A Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, através de uma parceria com a Petrobrás, acaba de receber 10 mil cordéis sobre o câncer infanto-juvenil. Os cordéis serão distribuídos nas visitas da Caravana do Diagnóstico Precoce aos municípios do RN. O texto foi escrito pelo poeta Abaeté e recebeu ilustração de Ivan Cabral e da agência de publicidade Rosaleão.

Serviço

Shopping Cidade Jardim amplia o seu mix, através de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela consultora de Mall e Merchandising, Iacy Belo. Alguns quiosques vão migrar para lojas. Os três primeiros serão o Crepe Dog, o Pé-de-Moleque Café e a Point Net. Entre os novos quiosques que entrarão em operação são o Bob’s (sorveteria) e, no item serviços, o terminal do Bradesco.

1 – A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Instrução nº 465 permitindo que fundos de investimento de qualquer classe possam aplicar, ilimitadamente, seus recursos em ativos financeiros no exterior.  Os fundos precisam ser destinados exclusivamente a investidores qualificados e exigir aplicação mínima inicial de R$ 1 milhão.

2 – O governo federal fará um leilão, exclusivo, para a contratação de energia a partir  de biomassa. Enquanto isso, ontem, no Diário Oficial do Estado, novos pedidos de licença ambiental para instalação de parques eólicos. O grupo Iberdrola quer instalar mais um, agora de 100,3 MW de potência, na zona rural de Bodó.

3 – O retorno das atividades do Cluster do Camarão acontecerá dia 28 próximo. Na pauta, a programação para 2008, de palestras, cursos e outros eventos. Em seguida, os avanços do Programa de Melhoramento Genético da Aquatec iniciado em 1998, com palestra de Ana Carolina  Guerrelhas, bióloga e diretora da Aquatec.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas