Engenheiros e arquitetos apresentam projeto para grade de proteção na ponte Newton Navarro

Publicação: 2019-05-20 12:11:00 | Comentários: 0
A+ A-
Engenheiros e arquitetos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RN) apresentaram um projeto inicial para instalação de proteção na ponte Newton Navarro, na praia da Redinha, nesta segunda-feira (20). Elaborado em 30 dias, a apresentação é considerado o "primeiro passo" dado na tentativa de acelerar a instalação. O projeto aproveitaria o equipamento existente para instalar telas de vidros.
Grupo se reuniu para discutir projeto
Grupo se reuniu para discutir projeto

Segundo o engenheiro Alessandro Câmara, responsável pela apresentação do projeto, a ideia é dar proteção à ponte sem prejudicar a estética. "A gente vai colocar uma estrutura complementar de vidro em toda extensão da ponte", afirmou. "Mas isso precisa ser agora pensado com mais calma e mais estudos para ver os detalhes". O valor orçado inicialmente chega perto de R$ 3 milhões.

Agora, o projeto base vai ser apresentado ao Governo Federal para captar recursos. "Nós fizemos o que cabe a nós. É preciso captar recursos agora e depois o Governo do Estado ou a Prefeitura de Natal instalarem a proteção", afirmou Ana Adalgisa, presidente do Crea, na reunião.

Atualmente, a gestão da Newton Navarro é dividida entre Governo do Estado e Prefeitura de Natal. Segundo as atribuições de cada um, a instalação da tela de proteção caberia à Prefeitura de Natal.

Durante a reunião de apresentação, ocorrida na sede do Crea, compareceram políticos, engenheiros, psicólogos e o representante de projetos sociais que buscam evitar suicídios. A psicóloga Mitia Montenegro afirmou que a proteção é importante, mas representa o paliativo de um problema maior. "É necessário que sejam pensadas política públicas amplas para enfrentar esse assunto, e não irmos só no efeito. Isso aqui é um paliativo", declarou.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários