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Ensino Médio: especialistas questionam ranking do Enem

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EDUCAÇÃO - Enem visa avaliar, promover e sinalizar uma educação para a vida

O Enem –  Exame Nacional do Ensino Médio, foi criado em 1998 com o propósito dos estudantes avaliarem suas habilidades e competências ao término do Ensino Médio. Os resultados apontam o domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

“A idéia de um Ensino Médio que prepara para a vida estava na lei, mas não na realidade escolar. Então, um número de iniciativas, entre elas o Enem, visava avaliar, promover e sinalizar uma educação que qualificasse para a vida”, afirma Luis Carlos de Menezes, físico e um dos mentores do exame. Porém, o que acontece atualmente é uma inversão de valores. A auto-avaliação cedeu espaço para uma competição entre instituições, gerada pela publicação da lista das melhores e das piores escolas. “O ranking de escolas é sempre lamentável, feitos em virtude do Enem ou outros métodos. Mais lamentável ainda seria se o exame se tornasse uma avaliação da retenção de informações das disciplinas e, não mais, de habilidades e competências”, considera Menezes.

Segundo Lilio Paoliello Jr., diretor de conteúdo do Pueri Domus Escolas Associadas, o Enem tornou-se um problema para muitas instituições de ensino que passam a ser qualificadas somente pelo desempenho do estudante em um exame e não por um conjunto de fatores mais abrangentes que regem uma instituição de ensino como, por exemplo, atividades extracurriculares e de incentivo à cultura e ao esporte.

Sem contar que, em alguns casos, o aluno não realiza a prova com seriedade “O estudante faz o exame por vários motivos: por querer a nota parceira do vestibular, por considerar uma boa experiência como trainee ou simplesmente porque é obrigatório.

Nesse último caso, o aluno participa do Enem sem comprometimento algum”, avalia Paoliello.

Sem poder assegurar o empenho de seus alunos, a imagem das instituições pode ser prejudicada pela má qualificação imposta, principalmente pela grande repercussão na mídia. “Querendo ou não, a classificação afeta diretamente a imagem da escola, pois a sociedade enxerga os resultados como um indicativo de qualidade da instituição”.

A importância de incentivar o aluno a fazer uma boa prova do Enem Tanto os alunos como o corpo docente devem rever os seus conceitos e se conscientizar da importância do Enem. Nem tanto pelo fato das instituições serem avaliadas por meio do exame, mas sim porque a nota do Enem pode ser importante para o aluno no momento do vestibular.

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