Entidade abre inscrições para eleições presidenciais

Publicação: 2020-08-11 00:00:00
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) iniciou nesta segunda-feira o processo de candidatura para presidente, vice-presidente e representantes das confederações e membro independente do Conselho de Administração da entidade. A eleição está marcada para o último trimestre deste ano, em data ainda a ser definida. Na mesma ocasião, a Assembleia Geral definirá ainda os sete representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs), que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e Inverno que tomarão assento no Conselho de Administração por quatro anos.

Os interessados podem enviar os Requerimentos de Registro de Candidatura até o próximo dia 8 de setembro. "Estamos realizando um processo transparente, com ampla divulgação e dando total liberdade para que os interessados em participar da gestão do esporte olímpico do Brasil se sintam convidados a fazer parte do processo eleitoral, sempre respeitando o Estatuto e as regras vigentes. Não temos dúvidas de que o processo democrático instaurado no COB nos últimos anos sairá mais forte deste processo que fecha um ciclo em que a governança corporativa do COB foi aprimorada e hoje é referência no Brasil e no mundo", disse o diretor Geral do COB e campeão olímpico de judô, Rogério Sampaio.

Qualquer brasileiro pode se candidatar aos cargos desde que, no momento da posse, tenha mais de 18 anos de idade; não tenha sofrido pena de exclusão pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).