quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Entidade vai debater futuro do futebol em dezembro

- Publicidade -
A Fifa anunciou a convocação das federações para uma reunião no dia 20 de dezembro com o objetivo de discutir “o futuro do futebol”. Entre as pautas do encontro está a polêmica proposta de organizar a Copa do Mundo a cada dois anos em vez de quatro, assim como os torneios continentais de seleções. A Fifa está em marcha contra o crescimento do interesse pelos torneios de clubes, como Libertadores e Liga dos Campeões.
Entidade pretende insistir na organização da Copa do Mundo a cada dois anos e busca alternativa
De acordo com a entidade máxima do futebol, uma videoconferência com as 211 federações integradas ao órgão será realizada na data marcada para discutir o assunto de maneira conjunta depois de todos eles terem sido consultadas sobre o assunto.
Ainda segundo a Fifa, que lançou um estudo de viabilidade desde maio de 2021 sobre a possibilidade de realizar a Copa do Mundo cada dois anos, “ouvirá todas as opiniões em um processo de consulta inclusiva e exaustiva”, declarou Gianni Infantino, presidente da entidade. Os clubes também temem ser privados de seus jogadores por mais tempo, e associações de torcedores desconfiam da possibilidade da principal competição do futebol ficar desvalorizada.
A cúpula virtual vai “ter como objetivo chegar a um acordo” sobre o calendário internacional e a distribuição das janelas dos jogos das seleções nacionais e dos períodos em que os jogadores ficam à disposição dos seus clubes, afirmou a entidade O projeto de uma Copa do Mundo bienal, promovido pela Fifa, tem gerado diversas resistências entre os jogadores, que denunciam o aumento da frequência de partidas.
O debate sobre um mundial a cada dois anos foi relançado em setembro pelo ex-técnico francês Arsène Wenger, diretor de desenvolvimento da Fifa, que defende um torneio internacional de seleções todos os anos, alternando Copa do Mundo e competições continentais, como a Eurocopa ou a Copa América. A Uefa, a confederação europeia do futebol, e a Conmebol, que comanda a modalidade na América do Sul, não têm sido favoráveis a esta iniciativa até agora.
Nesta campanha de opinião, a Fifa divulgou uma enquete online na última quinta-feira informando sobre uma pequena maioria de fãs de futebol que apoiam a ideia de uma Copa do Mundo “mais frequente”. Este estudo contrasta com a clara oposição expressa por várias dezenas de associações nacionais de fãs.
Brasil é segundo no ranking atrás do time belga
Zurique (AE) – A Fifa divulgou  o ranking atualizado de seleções após as rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 de outubro, amistosos internacionais e a fase final da Liga das Nações da Uefa. A Bélgica segue na liderança, com o Brasil em segundo, mas agora mais próximo na tabela de classificação. A novidade ficou por conta da volta da França ao Top 3.
Com as vitórias sobre Venezuela e Uruguai e o empate com a Colômbia, a seleção brasileira chegou aos 1.820,36 pontos e diminuiu de 20,6 para 11,97 a diferença para a Bélgica, que se mantém na liderança do ranking desde outubro de 2018. Neste mês, os belgas perderam para França e Itália e ficaram com a quarta colocação na Liga das Nações.
Com o título da competição europeia conquistado em cima da Espanha, a França retomou o terceiro lugar, que havia perdido para a Inglaterra na lista de setembro. Os ingleses caíram duas posições em relação ao ranking do mês passado e a Itália pulou para a quarta colocação, que pertencia anteriormente aos franceses. Outra troca de posição aconteceu entre os países da Península Ibérica. A seleção de Portugal, do astro Cristiano Ronaldo, perdeu a sétima colocação para a Espanha.
A Alemanha, que já garantiu uma vaga na próxima Copa do Mundo, ainda não figura no Top 10, mas subiu duas posições em relação à última lista e agora é a 12ª do ranking. A Dinamarca, outra seleção que carimbou a classificação antecipadamente, segue em 10.º lugar.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas