sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Entidades farão protesto na Câmara Municipal

- Publicidade -

IMPACTO - Movimentos sociais irão pedir a cassação de vereadores envolvidos

Publicada às 12h52

A Operação Impacto realizada ontem pela Polícia Civil e acompanhada pelo Ministério Público para apreender provas de corrupção da votação do Plano Diretor de Natal recebeu hoje (quinta-feira, 12) o apoio de 26 entidades e movimentos sociais, que se manifestaram através de Nota, pedindo total apuração das denúncias contra os vereadores acusados.

Representantes de entidades sociais, estudantes, ativistas e a população em geral irão participar de uma manisfestação na tarde desta quarta-feira em frenta da Câmara Municipal do Natal em favor da Operação Impacto e contra a suposta manipulação dos votos que derrubaram os vetos do prefeito Carlos Eduardo as emendas do novo projeto do Plano Diretor de Natal.

Os manifestantes irão pedir a cassação dos mandatos dos vereadores comprovadamente envolvidos nas denúncias feitas pelo Ministério Público, além da anulação do pleito relativo aos vetos do prefeito ao PDN.

Abaixo a íntegra da “Nota dos Movimentos Sociais em Apoio a Operação Impacto”:

Calo-me, espero, decifro…
As coisas talvez melhorem
São tão fortes as coisas
Mas eu não sou as coisas e me revolto!
(Carlos Drummond de Andrade)

Nós, entidades e movimentos abaixo assinados, manifestamos publicamente nosso apoio à OPERAÇÃO IMPACTO realizada pelo Ministério Público e Civil do Rio Grande do Norte, que investiga o recebimento de propina por parte de alguns vereadores durante a votação do Plano Diretor de Natal.

Acreditamos que, a partir de agora, o debate público sobre as emendas ao Plano Diretor de Natal assume uma perspectiva coerente, tecnicamente pautada pela preservação da qualidade de vida na cidade e que esteve fortemente ameaçada por interesses particulares e escusos.

O cenário que cercou a votação do Plano Diretor na Câmara Municipal foi marcado por informações, nos principais jornais da cidade, que insinuavam a existência de uma "bancada do concreto"; pela arrogância de alguns vereadores e pelo silêncio inexplicável de outros durante o debate; pela tentativa de barrar a presença dos movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na Casa do Povo; pela tentativa de desqualificar o Ministério Público, a UFRN e demais instituições que argumentavam tecnicamente a favor dos vetos; pela indignação da sociedade, expressa na batucada do Movimento Passe Livre, no apitaço dos jovens do DCE/UFRN, na valentia do Movimento de Luta de Bairros e Favelas e de mulheres, no choro de integrantes de organizações não-governamentais presentes na Câmara durante a votação. Atitudes estas que expressaram a indignação de uma cidade inconformada com os desmandos da Câmara, vendo seus destinos decididos por 14 pessoas que traíram o seu voto.

Avaliamos que por trás da intransigente e truculenta posição de alguns vereadores existe um forte esquema em defesa dos interesses dos empresários da construção civil, que não têm demonstrado compromisso com o bem-estar da população da cidade do Natal. Segmento este com forte expressão na economia do Estado e que desde o início das discussões vem efetuando lobby na elaboração do Plano Diretor de Natal, em busca de maiores lucros, quando se trata de garantir o direito coletivo ao uso da cidade e não o interesse de grupos econômicos privados.

Em vista disso, exigimos:
· a continuidade das investigações para apuração da origem dos recursos pagos aos vereadores;
· a anulação da votação dos vetos do Prefeito ao Plano Diretor de Natal;
· a cassação dos mandatos dos vereadores comprovadamente envolvidos nas denúncias feitas pelo Ministério Público.

1. Articulação de Mulheres Brasileiras
2. Associação de Juventudes Construindo Sonhos
3. Canto Jovem
4. Centro Acadêmico de Engenharia de Computação / UFRN
5. Centro Pastoral Nossa Senhora da Conceição De Mãe Luíza
6. Coletivo Leila Diniz
7. Central dos Movimentos Populares
8. Clube de Mães Nossa Senhora dos Navegantes
9. Conselho Comunitário de Ponta Negra
10. Diretório Central dos Estudantes Da UFRN
11. Fórum de Economia Solidária
12. Fórum de Mulheres Do Rio Grande Norte
13. Fundação Fé e Alegria
14. Movimento Passe Livre
15. Movimento de Luta Nos Bairros, Vilas e Favelas
16. Novamente
17. Posse de Hip-Hop Lelo Melodia
18. Rede de Educadores Populares do Nordeste / Núcleo RN
19. Rede de Jovens do Nordeste / Núcleo RN
20. Sindicato dos Transporte Opcionais e Alternativos do RN
21. Sos Mangue
22. Sos Ponta Negra
23. União de Juventude Rebelião
24. União dos Estudantes Secundaristas Potiguares
25. Visão Mundial / Pda Caminhos do Sol
26. Zuzu Angel.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas