Entre Deífilo Gurgel e Trio Mossoró

Publicação: 2017-11-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Coleção Presença – projeto capitaneado pela 8 Editora e Caravela Selo Cultural, com apoio da Offset Gráfica – ganha mais dois volumes de seus ensaios biográficos. Os nomes da vez são o do folclorista e poeta Deífilo Gurgel e o do Trio Mossoró, escritos respectivamente pelos autores Tarcísio Gurgel (irmão de Deífilo) e Kydelmir Dantas. O lançamento acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 18h, no Temis Bar Balcão Club (na sede do América, av. Rodrigues Alves, Tirol).

Trio Mossoró teve Gonzagão como parceiro
                                        Trio Mossoró teve Gonzagão como parceiro

O livro “Deífilo Gurgel no reino da poesia, no reino do Folclore" revela todo o encantamento e sutileza presente na obra do pesquisador e poeta de Areia Branca. Tarcísio Gurgel apresenta o legado do irmão, que foi  um discípulo de Câmara Cascudo nas pesquisas sobre cultura popular. O poeta e o folclorista são mostrados na mesma medida. “O livro traz a grandeza como pesquisador especialmente sensível, de ânimo inesgotável, e com uma permanente disponibilidade de ajudar o nosso artista potiguar”, escreveu o autor.

Em "Trio Mossoró, uma antologia" Kyldemir Dantas,  pesquisador, agrônomo e poeta nascido em Nova Floresta (PB), acompanha a história dos irmãos Hermelinda, João Batista e Oséas, nascidos em Mossoró (RN). Hermelinda, no triângulo, e João Batista, na zabumba, compuseram um trio com Luiz Gonzaga - o Rei do Baião - logo no início de suas carreiras artísticas, fazendo participações em shows no circuito Rio e São Paulo, entre 1962-63. Grandes sucessos como Carcará, Mandacaru e Procissão foram gravados pelo trio. O trio gravou 12 discos e ainda são referência do cancioneiro nordestino.

Serviço
Lançamento da coleção Presença. Hoje, 18h. Local: Temis Clube, Sede do América. Rodrigues Alves, 950.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários