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Entre estrangeiros, o Brasil está em alta, o RN em baixa

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TURISMO - Questão do turismo de estrangeiros, das rotas e ofertas de vôos internacionais, apresentada por MarceloPedroso, foi debatida à tarde

Embratur apresenta crescimento de quase 100% nos gastos de turistas estrangeiros no Brasil

Em quatro anos, a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) – braço do Ministério do Turismo voltado para a promoção e divulgação dos destinos do país – conseguiu elevar em 21,61% o número de turistas estrangeiros que chegam ao Brasil. Com isso, houve um aumento de 99,8% no ingresso de de divisas pelo turismo. Estes foram alguns dos números apresentados pelo diretor de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Marcelo Pedroso, durante a palestra “Promoção do Turismo Internacional no Brasil” no seminário Motores do Desenvolvimento. O diretor apresentou as últimas ações da empresa dentro do Plano Aquarela.

Criado em 2003, o plano Aquarela tem por objetivo divulgar o país em suas diversas potencialidades turísticas. “Queremos fugir do estereótipo de que o Brasil é um destino de samba, suor e carnaval. Para isso, escolhemos também uma marca que pudesse abranger todas as possibilidades como natureza, povo acolhedor, cultura viva e clima”. Entre os objetivos gerais do projeto estão o crescimento da entrada de turistas acima da média da América do Sul (7,2% entre 2005 e 2006) e da entrada de divisas. As metas são para o período de 200e a 2010.

Os resultados almejados estão sendo atingidos conforme apresentou o diretor Marcelo Pedroso. De 2003 a 2007, o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil passou de quase US$ 2,5 bilhões para US$ 4,9 bilhões. Os números também evoluíram na taxa de entrada de visitantes internacionais no mesmo período: saiu de 4 milhões de turistas para 5 milhões.

Segundo Pedroso, o plano está sendo revisto desde 2007 e novas ações pensadas diante das mudanças na economia mundial. Mesmo assim, ele diz que ainda é cedo para afirmar que a crise econômica trará algum prejuízo para o setor. “Inicialmente, pelo incremento do dólar, há sinais de que é um momento oportuno”.

Planejamento

O diretor da Embratur explicou ainda que o planejamento de cada destino é feito a partir de pesquisas com os turistas, empresários e outros agentes do setor. Desta forma, ele mostra que alguns números apresentam uma tendência ao turismo inter-regional, dentro do próprio continente. Estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT) mostram que o número de chegadas de turistas no mundo poderão ultrapassar a marca de 1 bilhão ao ano em 2010. A mesma entidade afirma que há um interesse cada vez maior de conhecer destinos dentro do próprio continente.

Os números da Embratur mostram que as expectativas se confirmam. Os dois principais países que enviam turistas para o Brasil em 2007 são Argentina (920 mil visitantes) e Estados Unidos (700 mil). Para saber quais os destinos e as ações mais adequadas, a empresa dividiu os países em quatro blocos, representados por cores (azul, verde, amarelo e branco), de acordo com a consolidação do Brasil em cada um.

Números da CVC levam otimismo

Em 2008, Natal ocupa o segundo lugar no ranking de cidades mais procuradas por turistas. Até outubro deste ano já foram 125.161 passageiros embarcados com destino á cidade. O Rio Grande do Norte também ocupa a segunda colocação, com 126.630 passageiros. As informações foram expostas pelo diretor comercial nacional da CVC, Cleyton Armelin, responsável pela segunda palestra vespertina do seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, cujo tema foi Turismo.

Cleyton Armelin guardou essas informações para o final da palestra, informando também que  o Rio Grande do Norte têm condições de chegar ao primeiro lugar caso todos os entes que fazem a atividade turística no Estado se empenhem nessa função. Mostra de disposição em fazer com que o Estado ultrapasse a Bahia foi que durante o debate que procedeu a palestra, Cleyton  Armelin anunciou que se o governo do estado ou a prefeitura aceitarem, para cada página de jornal com propaganda do destino Natal, a CVC bancará uma outra página. A proposta foi bastante aplaudida.

O diretor comercial expôs durante sua palestra que propaganda é fundamental para promover alguma cidade como destino. Segundo ele, a CVC tem apostado muito nisso, tanto que dos quatro pontos citados como ações da empresa, dois se referiam a publicidade turística: inserção maciça em jornais e revistas e veiculação de comerciais nas maiores emissoras. Ele informou que a propaganda na TV é muito cara mas vale a pena. “No turismo, mais do que nunca, a propaganda é a alma do negócio”, disse.

Outra ação destacada pelo diretor comercial da CVC é a realização de promoções, como uma na qual os pacotes turísticos incluíam a gratuidade para crianças. Cleyton Armelin aproveitou para expor para os participantes do seminário os concorrentes indiretos e diretos do turismo do Rio Grande.

Os indiretos, segundo ele, são celulares, computadores, eletroeletrônicos, automóveis,  imóveis e casas de campo ou praia. O consultor explicou que esses produtos são exatamente o que puxam o possível dinheiro que poderia ser usado na compra de um pacote turístico. Quanto aos concorrentes diretos, Cleyton Armelin citou o Ceará, a Bahia e o Maranhão. Para a temporada 2009 a CVC já tem ofertado 26 fretamentos semanais e 400 lugares em vôos regulares (semanais). 

Marcelo Queiroz, o parceiro

O presidente da Federação do Comércio, Serviços e Turismo (Fecomercio RN), Marcelo Queiroz, destacou a relevância da iniciativa da TRIBUNA DO NORTE. “A discussão sobre o turismo é sempre muito importante pela cadeia de empregos e renda que a atividade gera em nossa economia”.

Representando o prefeito Carlos Eduardo Alves, o secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, enfatizou a importância da união entre as entidades públicas e privadas para discutir os problemas e soluções para o turismo. “Ficamos muito felizes quando encaramos um momento como este em que os responsáveis pelo desenvolvimento do estado se reúnem para debater um tema tão importante”.

Lembrando o momento de crise econômica que o mundo atravessa, o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria, aplaudiu a iniciativa. “Este seminário vem em um momento oportuno, quando a economia mundial vive uma expectativa. O turismo poderá ser a salvação de muitos, suprindo inclusive outros setores que poderão ter déficit”.

TAP: Natal é quem mais perde visitantes

O diretor geral da TAP Portugal para o Brasil e Argentina, Mário Carvalho, disse ontem na abertura do terceiro bloco do seminário Motores do Desenvolvimento do RN – Turismo, que Natal é o destino do Nordeste que mais tem perdido turistas estrangeiros em comparação a vizinhos como Recife e Fortaleza. Números de passageiros transportados pela companhia entre janeiro e outubro de 2008 indicam que a capital potiguar registrou uma queda de 2.4% , enquanto Fortaleza registrou uma alta de 10.9%, Recife uma alta de 7.1% e Salvador com  0.5% a mais em relação ao ano mesmo período do ano anterior. Este ano, a TAP transportou 303 mil passageiros para o Nordeste durante os 10 primeiro meses do ano.  Ele atribuiu essa queda nos números de estrangeiros exclusivamente à falta de divulgação. Carvalho disse que chegou o momento do Estado incrementar decisivamente seus investimentos em propaganda do destino, focando esse trabalho diretamente no público europeu. “O modelo de promoção a partir de feiras já não é mais eficiente, o caminho agora é promover o destino em paradas de ônibus nas cidades européias, shopping centers, metrôs e dentro dos próprios aviões que cumprem roteiros no continente europeu”. Segundo o diretor geral da TAP, destinos como Cuba e República Dominicana já investem uma “enormidade de dinheiro” na promoção de suas belezas – e que Natal precisa se apressar para não continuar perdendo turista. Para o executivo da TAP, um fundo que financiasse essa divulgação deveria ser irrigado não só pelos governos federal e estadual, mas por parte da iniciativa privada, cujos setores se beneficiam mais com a atividade turística. “Os operadores, sem exceção, já conhecem o destino Natal; agora é preciso buscar o público direto, disputando palmo a palmo o cidadão europeu que está nas ruas”.

A TAP opera 40 cidades na Europa. Hoje, transporta 1.300 pasageiros do Velho Continente para Natal.

Segundo Carvalho, operadores e jornalistas europeus já andam de graça nos vôos na TAP para o RN. “Fazemos isso para promover o destino espontaneamente”.

Carvalho disse que manter vôos charter é interessante para o destino, mas muito mais interessante ainda é manter os vôos regular de uma companhia. “Não quero polemizar, mas é o que eu deixa para a reflexão de vocês”, referindo-se aos empresários presentes ao seminário.

Acrescentou que a situação climática de muitos países da Europa e a proximidade geográfica é um grande aliado de Natal que não vem sendo explorado convenientemente. “A natureza exuberante deste estado é algo altamente atrativo para o europeu”, observou.

Carvalho chamou atenção para a propaganda à bordo que pode ser feira nos aviões da TAP, responsáveis hoje pelo transporte anual de 800 mil europeus. “Trata-se de um mercado importante, que não pode ser desprezado por ações promocionais”, finalizou.

Ele acrescentou: “Não é possível desprezar o fato de que em poucas horas uma pessoa pode trocar um clima gelado pelo conforto do calor tropical”, comparou. E finalizou: “Basta tirar proveito da natureza”.

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