quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Entre jovens de 15 a 24 anos, 56% usam camisinha

- Publicidade -

Segundo o Ministério da Saúde, apenas 56,6% dos brasileiros entre 15 e 24 anos usam camisinha com parceiros sexuais. A maior quantidade de casos de sífilis registrada em 2016 foi justamente nesta faixa-etária. Não são apenas os jovens, no entanto, que estão sendo afetados pela falta do uso de preservativos: cerca de 4% a 5% da população acima de 65 anos são portadores do vírus HIV, o que representa aumento de aproximadamente 103%, de acordo com o Ministério.

Especialistas na área de saúde se preocupam com a falta de campanhas voltadas para a importância do uso do preservativo, tradicionais apenas durante o período do carnaval.

“Vivemos por um tempo campanhas que criavam um terror em torno da AIDS, por exemplo, e o medo fazia as pessoas usarem preservativo. É importante, no entanto, ter campanhas verdadeiramente educativas que criem nas pessoas a consciência da importância do uso da camisinha, porque quando o medo passa, elas deixam de usar, mas quando se tem informações reais as pessoas absorvem verdadeiramente a importância disso”, completou a infectologista.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas