sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Entrega de unidades habitacionais tem confronto entre manifestantes e PM, em Natal

- Publicidade -
A manhã desta sexta-feira (14), que deveria ser de festa para a população que recebe 224 unidades habitacionais no residencial Severino de Souza Marinho, no completo Village de Prata, no bairro do Planalto em Natal. Contudo, o evento teve confronto entre manifestantes e a Polícia Militar, que protestavam cobrando “moradia digna”.

Manifestação contou com centenas dezenas de pessoas

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou do empreendimento, que conta com 224 unidades habitacionais, com capacidade para receber cerca de 900 moradores. Para a construção do residencial, que é o último do complexo a ser entregue, foram investidos cerca de R$ 13,6 milhões.

“Para nós esse momento significa um resgate de cidadania. No ano passado, entregamos mais de 400 mil unidades habitacionais no País, mesmo com todas as dificuldades. Isso é um feito extraordinário e nós pretendemos ampliar esse número”, frisou o ministro.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, parabenizou os beneficiados. “Vamos continuar trazendo mais obras para o povo de Natal. Parabéns a quem está recebendo uma residência digna de se morar”, declarou o prefeito Álvaro Dias durante o discurso de abertura do evento.

O residencial Severino de Souza Marinho é o último dos oito empreendimentos do Village de Prata, que possui 1.792 unidades habitacionais, construídas numa parceria do Município com o Governo Federal e atende moradores vindos de assentamentos como Camboim, no bairro Bom Pastor e  remanescentes das antigas favelas do Fio e Alemão, de Felipe Camarão, que estão em área de risco da Chesf.

Outras famílias também são atendidas pelo Village de Prata, como as do Assentamento 8 de março, no Planalto e de Mãe Luíza, além de famílias que ocupavam o terreno da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), dos Guarapes, pessoas do Maruim e Jacó, nas Rocas, e famílias que ocupavam uma área de Zona de Proteção Ambiental dos Guarapes.
Protesto
Durante o evento, no entanto, houve confronto. Membros do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB) participaram da manifestação, cobrando estrutura para as pessoas que moram no local. “Estamos cobrando estruturas para as famílias que moram aqui. São pessoas que não têm direito à UBS, nem transporte público. Por isso estamos aqui. Há 16 famílias nossas no Village”, protestou o coordenador estadual do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB), Matheus Araújo.
Antes da chegada do ministro Rogério Marinho, o grupo aguardava o titular da pasta do Desenvolvimento Regional na entrada principal. Contudo, o ministro entrou por outro acesso e não teve contato com os manifestantes.
Durante o protesto, o grupo chegou a atirar pedras contra os policiais militares, que revidaram e chegaram a utilizar balas de borracha para dispersar o grupo. Algumas pessoas foram atingidas por pedras e pelas balas, mas não houve relatos de nenhuma pessoa ferida com gravidade.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas