sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

ENTREVISTA

- Publicidade -
Habib Chalita
presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do RN
Quais as perspectivas dos hotéis, bares e restaurantes para este segundo semestre?
Temos que ser otimistas, mas sem deixar de sermos realistas. Vivemos um momento muito difícil desde o ano passado, em que o turismo teve perdas bilionárias, mas a recuperação mesmo será no início do primeiro semestre de 2023. Aos poucos, o mercado porém tem dado sinais de melhoria. Pouca, discreta, mas já é um avanço. Infelizmente, muitos não resistiram ao baque e fecharam seus comércios. Aqueles que continuaram estão fazendo e refazendo contas. Acredito que este segundo semestre poderá ser o início de uma retomada para nosso setor.
Percentualmente, quanto cada setor perdeu de empregos na pandemia? Hotéis, restaurantes e bares.
Não há como calcular o percentual de cada setor, mas atualmente deveremos ter, envolvendo hospedagem, alimentação e eventos, entre 50 mil e 55 mil demitidos durante a pandemia.
Quantos sindicalizados o SHRBS RN tem atualmente?
Quando assumimos em 2019 tínhamos 15 associados. Atualmente são 65 associados.
Houve muita inadimplência nesses últimos 15 meses?
Tem sido difícil para todos. Quem é empresário sabe bem disso. Houve, sim, inadimplência. Não tão alta, mas houve. Contudo, os associados têm buscado retomar seu compromisso com o Sindicato. Não fizemos “caça às bruxas” com quem está inadimplente. Pelo contrário. Buscamos dar suporte, porque entendemos que o momento é de união e logo que isso for melhorando os associados voltam a dar sua contribuição para a manutenção do sindicato.
Como está o RN nos itens capacitação e qualificação em hotéis, restaurantes e bares? Houve avanço mesmo na pandemia?
Os últimos meses foram de readequação. Hotéis, bares, restaurantes, bufês e casas de recepção precisaram se adequar às exigências dos protocolos de biossegurança, em virtude dos decretos estaduais de combate à Covid-19. Os bufês e casas de recepção aos poucos estão retomando suas atividades com um planejamento gradual. Vale lembrar que muitos estabelecimentos tiveram redução em seu quadro de colaboradores, o que resulta em um esforço maior para desempenhar as atividades. Mesmo assim, não se deixou de investir em capacitação e qualificação, uma vez que são diferenciais que destacam os setores de hospedagem e alimentação do RN frente a estados vizinhos, principalmente.
Biossegurança em Natal e Mossoró
O projeto Lazer com Responsabilidade encerra a primeira fase de atuação nos bares e restaurantes em Natal e Mossoró. Nas duas cidades, quase 400 estabelecimentos foram visitados, impactando cerca de 10 mil pessoas, entre clientes, empresários e colaboradores, durante os finais de semana. A ação ocorreu nos meses de maio e junho. 
“A nossa intenção com esta iniciativa era mostrar que é possível desfrutar momentos de lazer, atendendo as condutas e normas de biossegurança em bares e restaurantes, durante a pandemia. Os números comprovam a aceitação do público diante da ação e dos cumprimentos dos protocolos”, analisa o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 
Adesivo – Na abordagem, os técnicos orientados e treinados pela Fecomércio RN e Sebrae RN distribuíram álcool 70%, máscaras de tripla proteção descartáveis e folheteria, com detalhes sobre as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Além disso, foi fixado um adesivo que comprova que o bar ou restaurante estava inserido na rota de conscientização.
O Lazer com Responsabilidade contou com o apoio da Abrasel RN, SHRBS RN, ABIH RN, Natal Convention Bureau, Mossoró Convention Bureau, Sindetur RN, Abav RN, Abrajet, Ashtep e Abrasel;Pipa. 
Servclub tem quarta unidade no RN
Apesar das dificuldades do setor em tempos de pandemia, novos empreendimentos turísticos surgem no litoral sul do Rio Grande do Norte. Um deles é o Condomínio Servclub Praia. Aberto recentemente na praia de Tabatinga, dispõe de apartamentos com até 150 m², alguns com jacuzzi e churrasqueira próprios, além de segurança 24h e área de lazer. 
É a quarta unidade que o grupo genuinamente potiguar Servclub lança — e que conta também com as unidades Park (São Gonçalo do Amarante), Fazenda (em Macaíba), Praia (também em Tabatinga) e ainda a Pousada Paraíso Potiguar. Numa época em que o lazer virou, cada vez mais, item essencial para as famílias, é sobretudo um bom negócio.
Novos voos da Latam e Azul para o RN
A Latam Brasil está intensificando os voos para Natal neste mês de julho. A companhia opera novos voos diários nas rotas Natal-Congonhas e Natal-Galeão, além de ampliar as operações das rotas Natal-Brasília (de 11 para 17 voos semanais) e Natal-Guarulhos (de 22 para 33 voos semanais).
A partir de 23 de agosto, a Azul anuncia que Mossoró terá, finalmente, um voo para Natal. As passagens já estão à venda, por R$ 130. Serão três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, em ATR 72-600, com 70 assentos. 
Dívidas do turismo chegam a 341 bilhões
Números oficiais da perda: a crise gerada pela pandemia trouxe para o turismo nacional uma dívida de R$ 341 bilhões durante o período de março de 2020 a abril de 2021. O levantamento é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está acompanhando de perto a involução do setor, que só agora dá sinais de recuperação.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas