quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Equipe de Raquel Dodge tem 1ª baixa

- Publicidade -

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, aceitou o pedido de exoneração do procurador regional da República Sidney Pessoa Madruga do cargo de coordenador do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (Genafe). A exoneração, segundo a assessoria da procuradora-geral, foi feita a pedido de Madruga.
Raquel Dodge (à esquerda) acatou o pedido de exoneração do coordenador do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral
Raquel Dodge (à esquerda) acatou o pedido de exoneração do coordenador do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral

#SAIBAMAIS#Ele deixou o cargo após ser flagrado pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo em conversa num restaurante no qual fala que a “tendência” no órgão é investigar o procurador Eduardo Pelella, que foi chefe de gabinete do ex-procurador-geral Rodrigo Janot. A conversa foi com uma advogada da JBS, Fernanda  Tórtima.

De acordo com a assessoria da PGR, o pedido de exoneração da equipe foi apresentado “com a finalidade de evitar ilações impróprias e indevidas”.

“A PGR reitera informação repassada ao jornal de que o procurador mencionado não atua em matéria criminal e não teve acesso a nenhuma investigação ou ação penal conduzidas pela atual equipe do Grupo de Trabalho da Lava Jato, em Brasília. A portaria de exoneração foi assinada na tarde de hoje”, informou a assessoria da Procuradoria-Geral da República. Na conversa flagrada pela publicação, Madruga falava sobre a atuação de Pelella, braço direito de Janot, na negociação da delação do grupo J&F.

Diálogo
A advogada Fernanda Tórtima, que atuou na negociação da delação premiada da JBS, foi a mulher que recebeu informações de um procurador da equipe da procuradora-geral, Raquel Dodge.

Tórtima almoçou com o procurador Sidney Pessoa Madruga no restaurante Taypá, em Brasília. O encontro foi presenciado pela reportagem da Folha, que estava na mesa ao lado.

O jornal revelou na edição de ontem o teor do encontro em que ambos que discutiram a delação.

O pedido foi feito, de acordo com a Procuradoria, “após divulgação de reportagem da Folha de S.Paulo, com a finalidade de evitar ilações impróprias e indevidas”.

A reportagem confirmou a identidade de Tórtima ontem pela manhã após o jornal publicar informações sobre o encontro.

A exoneração de Madruga foi anunciada depois de Tórtima e a PGR serem questionados sobre a participação dela na conversa. Ambos não quiseram se manifestar. Tórtima é citada na investigação que apura a atuação do ex-procurador Marcello Miller no acordo da empresa.

Segundo os delatores, foi ela quem apresentou Miller à JBS. Ele é suspeito de ajudar a elaborar o acordo da empresa quando ainda era vinculado ao Ministério Público Federal.

O nome da advogada aparece no diálogo gravado entre Joesley Batista e Ricardo Saud em que ambos discutem o acordo feito com a PGR.

Por causa dessa gravação, Janot pediu a rescisão da colaboração de ambos, e o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou a prisão deles.

O procurador regional da República Sidney Pessoa Madruga afirmou à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em seu pedido de exoneração, que sai “para preservar a credibilidade da instituição”. O procurador foi flagrado pela reportagem do jornal Folha de S. Paulo em conversa em um restaurante em Brasília na qual fala que a “tendência” no órgão é investigar o procurador Eduardo Pelella, que foi chefe de gabinete do ex-procurador-geral Rodrigo Janot.

“Sirvo-me da presente para informá-la que tomei a decisão de me desligar da função de coordenador do Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral (GENAFE), pelos motivos que ora exponho”, afirmou o procurador. “Ressalto, desde logo, que assim o faço para preservar a credibilidade da instituição a que sirvo há mais de duas décadas com honra e zelo e, igualmente, para não permitir que se atinja o trabalho dos colegas que integram a valorosa equipe e a gestão que se inicia.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas