Equipes da UFRN visitarão 25 cidades

Publicação: 2017-07-23 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Arthur Salvação
Agência Comtrilhas/UFRN

Entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, um verdadeiro 'batalhão' formado por alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal do RN vai se voltar para o interior e visitar 25 municípios do RN. É a edição 2017 do “Trilhas Potiguares”, projeto de extensão da universidade que desde 1996 promove interação entre a comunidade acadêmica e pequenos municípios do Estado - com até 15 mil habitantes - que demonstrem interesse em participar do Programa.

Este ano, o programa alcançará 25 municípios de todas as regiões do RN. O grupo é formado por mais de 350 alunos e 30 coordenadores - entre professores e técnicos administrativos da UFRN.

Reitora Ângela Paiva reúne prefeitos para assinar convênios da edição 2017 do projetos “Trilhas Potiguares” que começa dia 29
Reitora Ângela Paiva reúne prefeitos para assinar convênios da edição 2017 do projetos “Trilhas Potiguares” que começa dia 29 (Foto:Itamar de Morais Nobre)

“O programa é uma resposta à população quanto aos investimentos realizados na academia e tem levado o nome do estado a todo o Brasil, uma vez que palestras estão sendo ministradas em todo o país sobre o Trilhas. Observando assim o programa, podemos dizer da sua importância para a economia, desenvolvimento econômico e social, tendo em vista a troca de experiências entre gestão do município e universidade” esclareceu Breno Cabral, Pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN.

No ano passado, dez cidades receberam ações do Trilhas Potiguares, envolvendo uma média de 70 alunos e 15 cursos diferentes.

Expectativa
Embarcando no Trilhas Potiguares pela segunda vez, Julia Carvalho, estudante de jornalismo, não esconde sua paixão pelo programa. Ela trata como um dever inerente a todos os alunos de uma instituição pública de ensino transmitir parte do conhecimento que lhes é ofertado a pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades, enxergando no projeto de extensão uma ferramenta eficaz pela qual essa transmissão pode ser realizada.

Cursando o quinto semestre da graduação, Julia está indo ao município de Pureza e, esse ano, levará aos moradores uma oficina de fotografia e escrita criativa. “Pureza é uma cidade linda, recheada de belezas naturais e com grande potencial turístico, mas não conta com ferramentas de divulgação adequadas. Pretendo passar à comunidade noções básicas de fotografia pelo celular e maneiras diferenciadas de promover o município através de uma escrita adequada a cada meio que eles decidirem utilizar. Pensamos que estamos fazendo pouco, mas esse trabalho pode ser de uma riqueza imensurável para a comunidade. ”

O que
O “Trilhas Potiguares” é um Programa de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Lançado em1996, o projeto promove interação entre a comunidade acadêmica e pequenos municípios do estado - com até 15 mil habitantes - que demonstrem interesse em participar do Programa.

Municípios
A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão, enquanto o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares.  As ações envolvem os mais variados temas, escolhidos com base em diagnósticos e demandas levantadas durante a etapa de preparação e elaboração dos projetos de intervenção nas comunidades selecionadas, identificando suas necessidades, procurando inserir políticas direcionadas ao desenvolvimento social, educação ambiental e em saúde, inovação tecnológica, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população, sempre respeitando os contextos sociocultural e ambiental dessas localidades.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários