terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Equipes de buscas acham pedaços de balão no mar

- Publicidade -

BUSCAS - Únicos vestígios encontrados são balões coloridos de festas usados para o vôo

Curitiba – Pelo segundo dia, equipes da Marinha, da Polícia Militar  e da Força Aérea Brasileira não tiveram sucesso nas buscas pelo padre Adelir  De Carli, de 41 anos, que está desaparecido, provavelmente no litoral norte  de Santa Catarina. Ele tentava fazer um vôo de 20 horas, sentado em uma cadeira  içada ao ar por balões de festa, cheios de gás hélio. A decolagem ocorreu por  volta das 13h de domingo (20), em Paranaguá, no litoral do Paraná. Porém, por  volta das 21h do mesmo dia (20), o padre voador entrou em contato com o Grupo  de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer), de Joinville (SC), dizendo que estava pousando  no mar.

O equipamento que o padre levava era composto por mil balões. Alguns tinham  sido avistados no mar durante a segunda-feira. Ontem, no início da  manhã, um conjunto deles foi percebido na região de Porto Belo, ao sul de São  Francisco do Sul, onde as buscas concentraram-se no dia anterior. Por volta  do meio-dia, outro grupo foi avistado a aproximadamente 50 quilômetros de distância  da ilha de Florianópolis, ainda mais ao sul. “À primeira vista, são apenas balões”,  disse o comandante do Graer, capitão Nelson Coelho.

“Para quem trabalha na área de resgate, a esperança é a última que morre”,  acentuou o capitão. “As possibilidades (de que esteja vivo) existem, mas quanto  mais tempo demora para achar, menores são as chances de achar com vida.”  Na igreja São Cristóvão, em Paranaguá, onde o padre Adelir é pároco, grupos  estão em vigília de oração desde que ele decolou. “Com certeza, vão encontrá-lo  com vida”, disse uma das paroquianas por telefone.

O padre também trabalha na  Pastoral Rodoviária, que tem como objetivo dar assistência espiritual e social  aos caminhoneiros.  Segundo informações das pessoas que trabalham na equipe de apoio do padre,  ele estava vestido com uma roupa térmica, tinha água potável e barras de cereais.  Para o capitão do Graer, o encontro dos balões mostra a direção para a qual  está seguindo, caso o padre ainda esteja preso a alguns deles.  

O rastreamento de uma das ligações feitas pelo padre, por volta das 19h de  domingo (20), mostrou que ele estava a 40 quilômetros da costa naquele momento.  Quando caiu, pouco antes das 21h, as coordenadas que ele informou eram de cerca  de 20 quilômetros da costa. O Graer informou ter encerrado ontem sua participação no resgate, em razão  de a área de busca ter-se ampliado em direção ao sul. “O nosso equipamento não  tem características para esse tipo de operação”, disse o capitão. No entanto,  as buscas continuam com a participação de um helicóptero da Polícia Militar  de Santa Catarina, que vasculha a região costeira, outro da Marinha, que também  tem quatro embarcações, e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Em nota,  a FAB informou que as buscas estendem-se por uma área de 1.200 km², nas proximidades  das cidades catarinenses de Navegantes e São Francisco do Sul.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas