sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Escola de HQs

- Publicidade -

Yuno Silva – Repórter

Batman, Lanterna Verde, Mulher Maravilha e a turma da Liga da Justiça agora ‘moram’ em Natal. Mas não pense que a gigante norte-americana de quadrinhos DC Comics irá abrir uma filial na capital potiguar, quem se estabeleceu na cidade foi o dono dos traços desses super-heróis, o quadrinista cearense Geraldo Borges. No próximo dia 18 de março ele abre as portas de seu Quadrinhos Estúdio de Desenho ao público, onde passará a oferecer cursos regulares para interessados em arte sequencial – muito provavelmente o espaço também se tornará um ponto de encontro entre aficionados em HQs. O estúdio irá funcionar nas dependências da livraria Nobel Salgado Filho, ali em frente ao Hospital Walfredo Gurgel, que dará uma reorganizada na disposição de seu acervo para ‘acomodar os heróis’. A princípio Borges abre inscrições para três modalidades: curso de desenho, quadrinhos básico e quadrinhos avançado.
Quadrinista de carreira internacional inaugura estúdio na Livraria Nobel para ensino e criação da arte sequencial
Há quatro anos trabalhando para a DC Comics como desenhista, Geraldo Borges largou a rotina de engenheiro para se dedicar aos quadrinhos. O cearense morava em Manaus (AM) quando decidiu dar uma guinada na carreira: “Em 2003 voltei para Fortaleza disposto a me tornar quadrinista profissional, mas meu plano era vir morar aqui em Natal. Passei dez anos maturando  esse desejo”, confessa. Ele contou que o “empurrão” que faltava foi dado em 2011, quando participou da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FliQ).

“A partir da FliQ comecei a manter um contato mais estreito com o pessoal dos quadrinhos daqui, passei a vir com mais frequencia, conversar com as pessoas envolvidas na área como Wendell Cavalcanti e Milena Azevedo, e foi isso que catapultou minha vinda pra cá”, lembra. Milena é roteirista de quadrinhos e Wendell já colabora como desenhista com estúdios nos Estados Unidos, ambos estão na linha de frente dos entusiastas locais da arte sequencial.

“O Rio Grande do Norte tem artistas muitos bons, de nível internacional”, avaliou Borges, que também cita o quadrinista Gabriel Andrade Jr, de Macau, e Márcio Coelho entre os destaques potiguares – Gabriel possui trabalhos editados no exterior e Márcio colaborou com a edição comemorativa dos 50 anos da Turma da Mônica.

Segundo Geraldo, assim como Fortaleza e João Pessoa, Natal possui grande produção local de quadrinhos. “Além de grandes artistas, percebo um público ávido por esse tipo de arte, o que falta é maior apoio público e inserção na sociedade”. Para ele, o quadrinho pode “e deve” ser utilizado como um vetor de aproximação dos jovens com a literatura, servindo como “uma ponte” e estímulo. “Acredito que a arte sequencial tem o mesmo poder da música e do futebol, por exemplo, em se transformar em agente de inclusão social”, garante.

Borges ainda salienta o poder jornalístico da HQ, utilizado em infográfico para “simplificar a explicação de determinado assunto”.

Serviço: Inauguração da Quadrinhos Estúdio de Desenho e abertura de cursos de desenho, quadrinho básico e avançado – inscrições abertas e início das aulas dia 18 de março. O estúdio irá funcionar na livraria Nobel, Av. Salgado Filho, 1782 – Lagoa Nova. Informações 3613-2007 ou na página eletrônica www.quadrinhosestudio.com.br.

ESPAÇO NA LIVRARIA

O proprietário da Nobel Salgado Filho, Aluísio Azevedo Jr, disse que a relação com o público da arte sequencial aconteceu de maneira natural. “Não estava nos nossos planos, mas a coisa acabou ganhando uma dimensão que surpreendeu”, disse o empresário. “A demanda já existia, só faltava um espaço adequado”, analisa. Ele lembrou que recebeu Geraldo Borges para uma sessão concorrida de autógrafos, entre outros eventos locais de quadrinhos: “Quando ele veio com a ideia de locar uma sala na sobreloja, sugeri a possibilidade de criar um espaço no térreo da livraria”, contou Aluísio.

Também autor de três livros, Azevedo Jr. explicou que fará mudanças na disposição interna para ocupar um espaço que ainda estava vago: “Não vamos perder nenhuma estante”, garantiu. Para o empresário, filho do historiador e acadêmico Aluísio Azevedo (1925-2005) que publicou 13 livros e ocupou a cadeira 30 da Academia Norte-riograndense de Letras, a chegada do Quadrinhos Estúdio de Desenho reforça a intenção da livraria em criar atrativos para gerar fluxo. “Não é fácil manter uma livraria de rua, e como não estamos concentrados em um bairro nem dentro de um shopping temos que buscar alternativas para as pessoas pararem e visitarem a loja”.

Em tempo, o quadrinista Geraldo Borges vê um crescente interesse pelos quadrinhos a partir da interação com outras mídias como o cinema, e seu novo projeto está para ser lançado pela DC Comics em maio, trata-se da revista “World’s Finest 12”, estrelado pelas heroínas “menos conhecidas” Caçadora e Poderosa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas