quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Escola de Pais

- Publicidade -

Ação que deveria ser reproduzida nas escolas, em qualquer modalidade de ensino, é a experiência do projeto “Escola de Pais”. Trata-se de um movimento que tem tomado porte nos últimos anos em todo o país, principalmente agora quando as unidades de ensino são focos de violência urbana e a educação dos filhos está em baixa. Em Natal, um dos pioneiros desse projeto é o professor José Ferreira de Góis, que desenvolveu por um bom período encontros das famílias no ambiente escolar dos filhos. Participei lá no colégio Hipócrates (hoje CAP) de algumas “aulas” e gostei da metodologia aplicada para atrair os pais em assunto relacionado, aparentemente, para alunos e professores. Acredito que o projeto vale a pena ser explorado pelos gestores educacionais, mas não se esqueça que não é reunião de pais e mestre, nem Conversa de diretor de escola sempre pedindo isso e aquilo para o colégio. Escola de Pais é uma relação mais profunda, onde família, escola e alunos estão na mesma mesa de igualdade, de responsabilidade dividida.

Trabalho infantil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou quinta-feira passada,  decreto que estabelece a lista das piores formas de trabalho infantil no Brasil. Elaborado com base nas diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o decreto enumera 109 atividades econômicas que passam a ser enquadradas desta forma, a exemplo do trabalho escravo, exploração sexual, tráfico de drogas e outras atividades que ponham em risco a saúde, a segurança e a moral de crianças e adolescentes. O estabelecimento dessa listagem visa a proteger o trabalhador adolescente e o aprendiz.

Dica de leitura

O retrato de um dos maiores poetas da Rússia. Em “Maiakovski – O Poeta da Revolução”, Aleksander Mikhailov mostra como a poesia atraiu o jovem Vladimir Maiakovski, os amores que viveu, seu engajamento político e as contradições que dilaceravam sua alma. Considerado um dos maiores poetas da Rússia, Maiakovski, que condenava o suicídio, pôs fim à própria vida aos 37 anos de idade. O autor narra a vida desta personalidade polêmica e aponta os motivos por trás de suas ações. O livro acaba de sair da gráfica da Editora Record e chega às livrarias no dia 20 de junho.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas