Escola do 4º Centenário será transferida para o Alecrim

Publicação: 2019-11-08 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A Escola Municipal 4º Centenário vai funcionar, a partir de 2020, no prédio da Escola Estadual Calazans Pinheiro, localizada na Rua Sílvio Pelico,  Alecrim. A mudança para o novo prédio foi assegurada por meio de uma cessão do imóvel pelo Governo do Estado do RN para a Prefeitura do Natal por um período de cinco anos, tempo este que possibilita que a Prefeitura do Natal construa uma sede própria para a Escola Municipal 4º Centenário, que desde sua fundação foi sediada em um imóvel da Universidade Potiguar (UnP).

Mudança foi gerada devido ao proprietário do prédio ter pedido o imóvel à UnP, que era parceira do Município nesta escola
Mudança foi gerada devido ao proprietário do prédio ter pedido o imóvel à UnP, que era parceira do Município nesta escola

A história da Escola Municipal 4º Centenário iniciou-se durante as comemorações pelos 400 anos de Natal e sempre funcionou em um prédio custeado pela Universidade Potiguar (UnP), em parceria com a Prefeitura do Natal. Este ano, a UnP mudou sua sede e o imóvel foi pedido pelo proprietário do prédio. Com isso, a Prefeitura do Natal começou a trabalhar para encontrar uma solução, diante da impossibilidade de construir de imediato uma sede própria para a unidade de ensino. Umas das alternativas trabalhadas de imediato foi a transferência para o imóvel que funciona da Escola Estadual Padre Monte, nas Rocas, mas não se obteve êxito. A solução encontrada foi a mudança para o prédio da Escola Estadual Calazans Pinheiro, que está encerrando suas atividades.

Em 2019, a Escola Municipal 4º Centenário, que funciona apenas no turno vespertino, possui 707 estudantes matriculados, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Com a mudança do prédio, a unidade de ensino vai aumentar a capacidade de atendimento passando de 18 para 20 turmas, e passará a funcionar nos dois turnos. A escola municipal também vai absorver uma demanda de cerca de 70 alunos, da Escola Estadual Calazans Pinheiro. 

A Secretaria Municipal de Educação informa à comunidade escolar, maioria composta por moradores dos bairros das Rocas, Santos Reis, Mãe Luiza e Alecrim (Passo da Pátria), que o início do ano letivo está garantido para os alunos da Escola Municipal 4º Centenário. A Prefeitura do Natal vai disponibilizar o Passe Livre para o deslocamento dos estudantes, até o bairro Alecrim, Zona Leste da capital. O Passe Livre garante transporte público grátis para os alunos das escolas municipais.

De acordo com o Setor de Normas e Organização Escolar da SME, a Escola Municipal 4º Centenário atende os alunos encaminhados das escolas municipais: Henrique Castriciano (Rocas), Professor Antônio Campos (Mãe Luiza), Professora Laura Maia (Praia do Meio) e Professora Mareci Gomes (Passo da Pátria).

A estrutura física do prédio da Escola Estadual Calazans Pinheiro possui 10 salas de aula amplas, bem iluminadas e conservadas, direção, sala dos professores, secretaria, sala de multimeios, biblioteca, laboratório de informática, cozinha bem equipada, espaço para refeitório, pátio interno, banheiros, quadra poliesportiva, área verde e estacionamento.

Foi verificado que a estrutura física da escola está em bom estado de conservação. O Departamento de Engenharia e Arquitetura da SME fará algumas intervenções para melhoria do prédio, como revisão pontual de cobertura, limpeza do terreno, revisão hidráulica, troca de lâmpadas e troca do quadro de distribuição.  





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários