Escola Doméstica comemora 105 anos

Publicação: 2019-08-24 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Celebrar o presente com as lembranças de um passado pra lá de nostálgico. É nesse clima que a Escola Doméstica de Natal celebra, no próximo domingo, 1º, os 105 anos de sua fundação e convoca ex-alunas e agregados para um verdadeiro reencontro daquelas que fazem parte da história de uma das mais tradicionais instituições de ensino da capital potiguar. Com o tema “Ex-aluna, a ED vive em você", a festa é organizada pela Associação de Ex-alunas da Escola Doméstica de Natal.

Márcia Marinho, presidente da Associação, fala sobre a programação das comemorações
Márcia Marinho, presidente da Associação, fala sobre a programação das comemorações

De acordo com Márcia Marinho, presidente da Associação, o evento é uma oportunidade ímpar para que colegas e amigos de outrora se reencontrem. Ela  salienta a importância da Escola Doméstica na sua formação acadêmica e de tantas ex-alunas. “Nós fazemos parte dessa linda história de amor à educação e nos sentimos honradas em receber ex-alunas, familiares e amigos no lugar onde foi nossa casa por tanto tempo. É o momento de brindarmos, juntas, os 105 anos desse patrimônio educacional natalense”, comenta.

A programação terá início já na sexta-feira, 30, com homenagem à Noilde Ramalho, ex-aluna da instituição que tornou-se professora, diretora e presidente da Liga de Ensino em 65 anos de dedicação à Escola Doméstica. Não por acaso, o local onde a instituição funciona é chamado de Complexo de Ensino Noilde Ramalho (compreende também o Colégio Henrique Castriciano e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI/RN).  Também na sexta-feira, será realizada a aposição da placa comemorativa ao aniversário da instituição. A solenidade acontecerá na antiga sede da Escola Doméstica, na Ribeira. A ED funcionou no antigo prédio até 1952, se mudando para a atual sede em 1953.

No sábado, 31, as celebrações começam às 8h, com a concentração na avenida Hermes da Fonseca em frente à Escola Doméstica. Após uma manhã de programações, o almoço de confraternização e reencontro está marcado para às 12h, dando início às demais celebrações. A festa contará com a animação de quatro atrações musicais: DJ Davi Castely, Jaína e Banda, Isaque Galvão e Luizinho Nobre. A organização lembra que bebidas alcoólicas e coquetéis serão vendidos no local do evento, onde também será realizado sorteio de brindes e entrega de prêmio para a turma mais numerosa.

As vendas das camisas/passaportes para o evento estão sendo feitas na secretaria da escola, localizada na avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, ao preço de R$ 120.

História
A instituição foi fundada pelo poeta, escritor e jornalista Henrique Castriciano em 1914, após ter viajado à Europa e conhecido padrões - na Suiça - que quis implementar em Natal. Para isso, propôs ao então interventor (governador) Alberto Maranhão que fosse criada uma escola para mulheres, o que significou o início da ED, ainda no prédio localizado no bairro da Ribeira, da zona Leste de Natal.

A instituição foi criada com o intuito de preparar as mulheres para atuar tanto no âmbito familiar, quanto trabalhando fora de casa. Para isso, é atribuído ainda à Escola Doméstica o fato de o Rio Grande do Norte ter sido o primeiro estado brasileiro a conceder cidadania política às mulheres em 1927, cinco anos antes dos demais estados.

Noilde Ramalho se formou na própria escola em 1939. Foi professora e em 1945 assumiu a direção da escola, onde se dedicou por 65 anos. Durante sua gestão, "Dona Noilde", como era chamada, criou o colégio misto Henrique Castriciano, que faz parte do Complexo Educacional que leva o nome de Noilde. Em 1957, criou a Associação de Ex-Alunas, presidida atualmente por Márcia Marinho.

Os tradicionais modelos de internato e semi-internato, modalidades de ensino em que as alunas moravam – sendo liberadas apenas no domingo - ou passavam a maior parte do dia na escola, foi encerrado em 2011. Desde então, alunos e alunas do HC e ED convivem no Complexo de Ensino Noilde Ramalho, onde fazem parte de turmas mistas.

Programação dos 105 anos da Escola Doméstica de Natal
Senha/Camisa: À venda na ED

Valor: R$ 120,00

Sexta-feira, 30 de agosto:
8h: Alvorada Festiva

(em frente à ED)

9h: Homenagem à Dona Noilde ( in memorian) com aposição de flores ao Busto (em frente à UNI/RN)

10h: Homenagem à primeira sede, da Ribeira, com aposição da placa comemorativa aos 105 anos da ED (Unidade de Saúde Zeca Passos)

15h: Missa em Ação de Graças

Celebrante: Cónego José Mário

(Pátio Interno da ED)

16h: Tarde Cultural

Abertura:

Coral Noilde Ramalho e Carlos Zens

Entrega da placa 105 Anos à turma centenária da ED; interventor Ubaldo Bezerra de Mello e interventor José Augusto Varella; professoras da ED e entrega de diplomas às novas Ex-alunas honorárias, seguido de coquetel.

Domingo, 1º de agosto
8h: Concentração na Hermes da Fonseca (em frente à ED)

9h: CarnaED: Saída em passeata acompanhadas por Trio com Jaína, Banda e o

Trenzinho da Alegria!

10h30: Chegada à Sede Campestre

12h : Almoço de Confraternização*

Atrações musicais:

Jaína e Banda

DJ Davi Castely

Isaque Galvão

Luizinho Nobre


*Venda de bebidas alcoólicas e coquetéis no local.

*Sorteios de brindes

*Prêmio para a turma mais numerosa




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários