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Escola municipal de Natal supera meta nacional do Ideb

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O Índice de  Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelou que a educação do RN vem perdendo a qualidade se comparada à média nacional, ficando no 24o lugar do ranking. Realizado a cada dois anos, a média atual do Estado foi 3.9, segundo dados referentes à avaliação dos alunos do 9o ano publicados no Portal do Ideb. Contudo, em meio a essa notícia negativa, uma instituição é motivo de orgulho. A Escola Municipal 4o Centenário superou a meta nacional de 4.9, atingindo a média de 5.2 pontos na avaliação do MEC. O feito não é inédito, já que desde 2005 a Escola vem conquistando o primeiro lugar no Índice.

A Escola Municipal 4o Centenário foi fundada em 1999, em Natal, através de uma parceria entre a prefeitura de Natal e a Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, que tem como um dos seus pilares o compromisso social em desenvolver e dar suporte a ações em que haja a interação entre alunos, funcionários e comunidade. Em funcionamento na Unidade Floriano Peixoto da UnP, a escola é administrada através dessa parceria, onde o corpo docente é formado por professores da rede municipal de ensino, com o auxílio de estagiários dos cursos de licenciatura da Universidade. E é com essa parceria que os alunos são beneficiados.

De acordo com a diretora da Escola, Uyara Olímpio Maia, o ponto forte responsável pelos bons resultados apresentados pelos alunos é o corpo docente, que é constituído por professores interessados em fazer um bom trabalho, comprometidos em buscar soluções que levem à melhoria da condição de vida do aluno. A coordenadora pedagógica Valéria Queiroz, complementa “nós professores estamos com a mesma equipe desde o início da Escola, esse convívio nos favorece para seguir uma linha de trabalho, e facilita a troca de experiência e a discursão sobre a prática de ensino que devemos desenvolver”.

Outro fator que influencia a qualidade da educação, e é sentido pela direção, professores, pais e alunos, é a estrutura física da escola. Cedida pela UnP, a Unidade Floriano Peixoto oferece aos alunos e professores salas de aula climatizadas e com acústica adequada para o ensino. Para a coordenadora Valéria, a tudo isso favorece o aprendizado do aluno, pois além de uma sala de aula confortável, proporciona meios que ampliam a exposição do conteúdo, como projetores dentro das salas de aula e o acervo de livros da biblioteca. A Unidade também oferece segurança a todos que integram a escola, com segurança privada e catracas eletrônicas, o acesso ao prédio só é permitido para quem trabalha ou estuda no local, o que permite que o ambiente seja sempre tranquilo e sem preocupação com a insegurança que anda presente na cidade.

A direção da escola, composta pelas professoras Uyara e Jany Cibelly, também se orgulha das ações diferenciadas implantadas em conjunto com os professores. Há o incentivo à leitura por meio de trabalhos multidisciplinares, dentro e fora da sala de aula, que vão desde as tarefas a serem feitas em casa, até a atividades descontraídas como gincanas e show de talentos, onde os alunos despertam interesses em, por exemplo, atuar e escrever poemas. E são essas ações que contribuem para a aproximação entre aluno e escola, e que eleva o ensino para além do conteúdo didático programado para cada ano, como complementa a professora Janaína Trigueiro, “buscamos o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes como um todo, sempre com a preocupação da formação integral do aluno enquanto pessoa, que vai precisar saber pra que serve a teoria aplicada em sala na vida prática lá fora”.

Com o estímulo à leitura, a biblioteca mantém uma média de 600 empréstimos/mês para esses alunos, o que para os professores da rede pública de ensino é motivo de comemoração.  A leitura e escrita representam o carro chefe da metodologia aplicada. Desde o 6o ano os alunos são incentivados com oficinas de produção e interpretação textual, trabalhos de pesquisa interdisciplinar e reforço escolar quandonecessário.

Colaborando com a metodologia ,  a UNP desenvolve o projeto Cais da Leitura, voltado para alunos do 8o e 9o ano. O projeto tem como objetivo atender na profissionalização dos estudantes do curso de Letras da UNP, ao mesmo tempo em que estimula a leitura dos alunos da escola municipal, oferecendo um leque variado de títulos e autores regionais, nacionais e internacionais. De acordo com a Professora Conceição Flores, coordenadora do projeto, o Cais da Leitura incentiva e promove o debate de temas atuais em cima do que é lido, além de apresentar novos autores e gêneros literários aos alunos.

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