quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Escola recebe selo da Unesco

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

O Complexo Educacional Contemporâneo completa 38 anos hoje, sábado (15). A instituição de ensino tem um motivo a mais para comemorar: acaba de ser certificada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, como uma escola parceira. Trata-se de um importante selo concedido pela organização em razão da sua postura consciente e global. A professora Irany Xavier de Andrade, diretora da instituição de ensino, foi para Salvador receber a certificação. Parabéns para todos que fazem o Contemporâneo, em Natal (RN).

Mais parceria
O Instituto NET Claro Embratel, responsável pelas iniciativas de responsabilidade social das três marcas do grupo Claro Brasil, acaba de tornar-se, oficialmente, parceiro estratégico do Unicef no plano de ação do projeto Trajetórias de Sucesso Escolar. O objetivo é produzir e testar tecnologias educacionais para o desenvolvimento de currículos específicos para adolescentes em situação de atraso escolar no Brasil. Em todo o país há mais de 7 milhões de estudantes com dois ou mais anos de atraso escolar entre os 35 milhões matriculados no ensino fundamental e no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar 2017. A parceria tem a meta de reduzir, até 2021, em 20% a distorção idade-série em 12 municípios pilotos. 

Reta final
A menos de um mês para o fim das inscrições, o Desafio Criativos da Escola 2018, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, tem recebido histórias de transformação feitas por crianças e jovens de todo o Brasil. A 4ª edição do Desafio reconhecerá 11 ações que contribuem para a mudança da realidade na qual os estudantes estão inseridos dentro e fora de suas salas de aula. Tanto professores quanto estudantes do Ensino Fundamental ou Médio podem inscrever seus projetos, já finalizados ou ainda em andamento, pelo site do Criativos da Escola até o dia 1º de outubro. Como parte da premiação, três estudantes e um educador de cada grupo selecionado participarão de atividades que serão realizadas em Fortaleza (CE), na primeira semana de dezembro.

Rede Salesiana no RN
Conhecer métodos educacionais em renomadas escolas da Europa e trocar experiências com professores e gestores de unidades de ensino em Helsinque, capital da Finlândia, e Londres, capital da Inglaterra. Assim, um grupo formado por gestores e coordenação de tecnologia educacional da Rede Salesiana no RN realizou um intercâmbio educacional e cultural, juntamente com professores e gestores de outras unidades Salesianas do Brasil.

Modelo educacional
Durante seminários técnico-pedagógicos, os educadores potiguares da Rede Salesiana foram imersos em oficinas práticas. Na Finlândia, considerada como um dos melhores sistemas educacionais do mundo, o grupo brasileiro esteve na escola de formação de professores da Universidade de Helsinque para conhecer o modelo finlandês e traçar um paralelo com as práticas locais. O intercâmbio educacional foi concluído na quarta-feira (12).

Professores do Brasil
Os nomes dos vencedores e destaques da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil já foram divulgados pelo MEC – Etapa estadual de avaliação. O resultado está disponível, apenas na internet, na página oficial do prêmio. Os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial serão anunciados em 11 de outubro. O prêmio distingue e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

UFRN
O Passei Direto realizou um estudo sobre o perfil do universitário brasileiro e, também, fez uma análise das regiões do Brasil. A partir de 2.886 respostas válidas, a startup também apontou as principais dificuldades dos estudantes e os cursos mais procurados. O Nordeste representa 24% dos usuários, principalmente dos cursos de Direito, Administração e Engenharia Civil. As universidades mais ativas são UFPE, UFCE e UFRN.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas