quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Escola sem partido

- Publicidade -
Tadeu Oliveira

“Escola não deve ter partido”. Esta afirmação é de um dos mais renomados especialistas em Educação da atualidade. O professor Bernard Chalot, da Universidade de Paris 8 (França), afirmou que a Escola não deve ter partido, mas também não pode ser neutra, precisa atuar sempre em defesa da responsabilidade pública e da Constituição. “A escola não pode ser partidária, mas também não deve ser neutra, deve ser uma defensora da República brasileira e da Constituição”, afirmou  por ocasião de palestra no 8º Seminário Educação e Leitura (8º SEL) da Universidade Federal do RN, que aconteceu de terça-feira (13) à sexta-feira (16) no auditório do Praiamar Hotel, em Ponta Negra, Natal.
Contando história
A 7ª edição da Caminhada Histórica do Natal, que acontece hoje, sábado, 17 de novembro, terá a participação de professores e alunos de escolas públicas, como os da modalidade EJA, da Escola Municipal Professor Celestino Pimentel, da Cidade da Esperança. A caminhada será a partir das 14h, com saída da Praça André de Albuquerque, em Cidade Alta. Oportunidade perfeita para quem quer conhecer melhor a história de Natal, o evento percorre por 19 monumentos e atrações históricas, explicando sobre suas origens e importância.
Ensino médio
Uma pesquisa feita pelo MEC com diretores e ex-diretores de 401 escolas que implementaram o ensino médio em tempo integral em 2017 revela que 91% deles acreditam no impacto das mudanças. Para eles, houve melhora significativa nas habilidades cognitivas dos estudantes. Para 90%, aumentaram as chances de ingresso desses estudantes no ensino superior. Já 82% observaram aumento das habilidades socioemocionais, 78% viram maior engajamento dos professores e 71% disseram que houve redução na evasão escolar e na repetência dos alunos.
Curso preparatório
Estão abertas as inscrições para o Prep Estudar Fora, programa da Fundação Estudar que oferece apoio individualizado e gratuito para que jovens com histórico de excelência acadêmica busquem uma vaga em universidades de ponta fora do país. O programa realizará uma seleção com testes e entrevistas, e escolherá 40 pessoas para receberem mentoria e orientação. Interessados podem se inscrever pelo sitehttps://www.estudarfora.org.br/prep/.

Estudar fora
A procura por universidades estrangeiras pelos jovens brasileiros vem aumentando. Segundo dados do Instituto Internacional de Educação, o número de brasileiros em cursos de graduação nos Estados Unidos cresceu 65,8% entre o 2011 e 2016. Além de ser um diferencial de peso no currículo profissional e acadêmico, o estudo em universidades de ponta no exterior pode oferecer maior oportunidade de imersão na área em que o jovem deseja se especializar.

Curso sobre cannabis
O uso da planta cannabis sativa para fins medicinais tem atraído cada dia mais interesse das comunidades médica e acadêmica pela oportunidade de tratamento para inúmeras doenças. Pensando nisso, o Instituto do Cérebro (ICe-UFRN) vai oferecer o primeiro curso sobre o tema voltado para profissionais e estudantes da área da saúde.  O conteúdo apresenta o sistema endocannabinóide e o estado da arte das pesquisas com fitoterápicos no Brasil e no mundo, bem como discutirá os desafios e limitações da terapia com cannabinóides sintéticos e naturais. O curso será realizado de 3 a 7 de dezembro, das 17 às 21h.

Justina continua
Um dos bons nomes do segmento educacional potiguar, a professora Justina Iva, continuará ocupando o cargo de secretária de Educação em Natal. O convite foi feito no começo da semana pelo prefeito Álvaro Dias e devidamente aceito pela auxiliar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas