sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Escritor Nilson Patriota faz o caminho inverso e lança poesia

- Publicidade -

TOUROS - Nilson Patriota relembra amigos, parentes e a cidade

O escritor  Nilson Patriota nunca havia usado a poesia para falar da vida. Decidiu quebrar o silêncio dos versos agora. E foi longe. Voltou uma ‘ruma’ de ano só para sentir novamente o riozinho passando pelas bandas do quintal da casa do pai, no município de Touros. A imagem de garoto está entranhada nas estrofes que dão forma ao livro “Noturno de Touros”, com lançamento previsto para amanhã, a partir das 18h, no Iate Clube de Natal.

A Escola Malandros do Samba – que dedicou um ano do carnaval natalense para homenagear o poeta – se apresenta na ocasião. O livro sai pela editora Sebo Vermelho. 

De acordo com autor Nilson Patriota, um dia sua poesia teria que vir ao conhecimento público, embora faltasse vontade. “Acho que todo menino cresce escrevendo poesia e eu não fui diferente. Mas sempre gostei mais de prosa, não achava vantagem nenhuma ser poeta por aqui. Faço ficção, na poesia às vezes você pensa que é mas não é”, disse.

A infância dele aparece como tempo cronológico dominante no livro. Uma infância, diga-se de passagem, registrada pelas fotografias do passado e, principalmente, cercada pela boemia comandada pelo pai, o velho Luís Patriota. “É um livro em que relembro os parentes, amigos do meu pai que viviam lá em casa bebendo e ouvindo música. O `Noturno de Touros´ do título, inclusive, é o nome de um dos poemas. Falo de sentimento. Além da saudade, tem a impressão do sentimento”, ressalta.

Quando indagado se costuma olhar para as lembranças com uma ponta de mágoa pela tomada do litoral norte do Estado pelos investidores estrangeiros, diz que tudo faz parte da evolução. “Não vejo dessa forma não. Até porque ajudei muito a construir o acesso a Touros, por exemplo, quando trabalhei como secretário de turismo do governo Lavoisier Maia. E além do que o mundo está mudando. A economia de Touros vive basicamente da pesca. Então, se chega emprego para a população, se melhora a vida do povo, não posso ficar contra”, afirmou.  

Serviço:
Lançamento do livro “Noturno de Touros”, pela editora Sebo Vermelho, amanhã, a partir das 18h, no Iate Clube de Natal. Na ocasião, a escola Malandros do Samba fará apresentação especial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas