quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Escultura em movimento

- Publicidade -

ESTILO - Murano possui linhas atrevidas, criadas pelo Nissan Design América, na CalifórniaTendo como inspiração uma bola de futebol americano e classificado com um crossover, uma terminologia criada para explicar a mistura de estilos em um veículo, o Nissan Murano acaba de chegar definitivamente ao Brasil. Após ter sido apresentado ao público brasileiro há dois anos no Salão do Automóvel de São Paulo, o carro, que vem sendo chamado de “escultura em movimento”, estará na rede Nissan a partir do próximo dia 23, ao preço de R$ 220 mil.

Fabricado no complexo de Kyushu, no Japão, o Nissan Murano quebra padrões de estilo com suas linhas atrevidas e se distingue dos demais veículos, não apenas pelo desenho fora do convencional, mas por aliar alta tecnologia e conforto. O carro é equipado com um dos mais refinados motores do mundo, o 3.5 V6 da série Nissan VQ, eleito várias vezes como um dos dez melhores do mundo e que é construído inteiramente em alumínio e se caracteriza pelas dimensões compactas, pelo peso reduzido e pela ausência de vibrações em qualquer regime de rotação. A versão que será vendida no Brasil será dotada de tração integral eletrônica All Mode, que tem como maior benefício a segurança dos passageiros, pois o sistema All Mode é automaticamente acionado na iminência de derrapagem ou perda de controle.

O Murano também tem como diferencial a transmissão continuamente variável XTRONIC CVT, empregada de forma pioneira pela Nissan em um veículo com motor de grande capacidade cúbica. Até então essa transmissão era usada apenas em carros com motor de baixa capacidade. As principais vantagens do sistema CVT são a eficiência na queima do combustível e o conforto e a relação de marchas que permite explorar o melhor momento de torque e de potência, já que as passagens entre uma marcha e outra são feitas de forma suave e progressiva. A transmissão também permite trocas manuais seqüenciais com seis velocidades.

Nissan quer conquistar mercado

A montadora japonesa está investindo alto para conquistar novos mercados, principalmente os países do Mercosul e o Brasil foi escolhido como base estratégica para a Nissan se estruturar no Mercosul. Essa definição foi reforçada em 1999 após a aliança com a Renault, que passou a dar suporte local para que a Nissan consolidasse sua estratégia de expansão no mercado brasileiro. Em dezembro de 2001 a Nissan inaugurou, em conjunto com a Renault, a primeira fábrica da aliança no mundo, situada no Complexo Ayrton Senna em São José dos Pinhais (PR). 

Para os próximos três anos, a Nissan anunciou um plano de desenvolvimento no qual pretende investir U$ 150 milhões para aumentar sua participação no mercado, sendo boa parte do montante no lançamento de seis modelos. O primeiro deles, o Nissan Murano, foi apresentado à imprensa especializada na semana passada, em São Paulo, e começa a ser vendido a partir do próximo dia 23. “O Nissan Murano é o primeiro modelo desta nova fase da empresa e chega para fortalecer a imagem da nossa marca no mercado”, disse Nélio Bilate, diretor de Vendas e Marketing da Nissan Mercosul.

“Embora seja reconhecido como uma escultura, o Nissan Murano não estará exposto em pedestal nas revendas da marca. Pelo contrário, queremos que todos visitem as lojas Nissan para conhecer o carro de perto”, afirma Bilate. Na avaliação do executivo, o Murano será um grande gerador de tráfego nas revendas, pois o veículo é um carro de imagem que vale a pena ser visto. Paralelamente ao lançamento do Murano, a Nissan coloca no ar campanha publicitária que tem como slogan “Muito prazer. Eu sou a Nissan”, que apresenta ao público brasileiro as diferentes identidades de uma marca que pretende ser reconhecida pela qualidade e competitividade de seus carros em relação aos seus principais concorrentes.

Bilate também destacou que programas de test-drive estão previstos na rede de concessionárias Nissan, formada por 60 lojas que cobrem as principais cidades brasileiras. Mas o Murano estará disponível, a princípio, apenas em algumas cidades. Em Natal, a concessionária Nissauto já está pronta para receber o carro e apresentar aos interessados a “escultura em movimento”.

Sucesso mundial de vendas

Lançado comercialmente em 2003, o carro é sucesso de vendas nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com um total de 100 mil unidades comercializadas. No Brasil, a previsão de vendas é 10 a 15 unidades/mês até o fim do ano e de 200 unidades em 2007. Com seu estilo próprio – nem utilitário-esportivo, nem cupê e nem seda – o Nissan Murano tem o DNA da marca visível em vários detalhes do carro. O desenho é um de seus pontos de maior atração e uma das atuais prioridades da Nissan é aliar tecnologia de ponta com desenhos cada vez mais surpreendentes. O mesmo capricho e a mesma ousadia das linhas externas também são percebidas no interior, por meio dos detalhes que visam tornar a vida a bordo mais segura e agradável. O Nissan Murano transporta com sobra de espaço cinco adultos e mais 480 litros de bagagem e oferece requinte de carro de luxo. O volante de três raios é característico da marca: segue o mesmo estilo de outros modelos, como o Nissan 350Z, e lembra que o Murano, além de requinte, também tem vocação esportiva.

A versão que está sendo importada do Japão, e que é exclusiva do mercado brasileiro, traz um completo pacote de equipamentos de segurança passiva e ativa, suficientes para garantir a integridade de todos os ocupantes do veículo. Além dos sistemas de auxílio de frenagem, o carro conta com faróis de xenon auto-ajustáveis, terceira luz de freio montada no defletor traseiro e amplos espelhos laterais, permitindo uma ampla visibilidade em em todas as direções.O Nissan Murano também conta com vários itens de conforto e de comodidade. Entre os itens disponíveis, estão o teto-solar de acionamento elétrico, o ar-condicionado automático e som BOSE(r) com CD changer para seis discos, quatro alto falantes, dois tweeters e um sub woofer. O modelo tem garantia de dois anos, sem limite de quilometragem. Seus compradores estarão cobertos pelo programa Nissan Way, pelo qual dispõe de assistência mecânica 24 horas por dia, sete dias por semana, durante dois anos em todo território nacional.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas