sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Esgoto em São Gonçalo é despejado sem tratamento no Potengi

- Publicidade -

Parte de uma das paredes da estação de tratamento de esgotos localizado na comunidade de Pedrinha, em São Gonçalo do Amarante, estourou há pelo menos duas semanas e os dejetos estão indo, sem qualquer tratamento, para o mangue do riacho Regomoleiro e de lá até o rio Potengi. O Idema autuou e notificou o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), porém o serviço de reparo deve levar até 60 dias para ser concluído.

Lagoa de Tratamento de Pedrinhas, em São Gonçalo do Amarante, está vazando para o Rio PotengiA lagoa recebe os esgotos da comunidade de Pedrinha, do Amarante e também do bairro Serrada e, de acordo com moradores, sofria com problemas de falta de manutenção há vários anos. No entanto, diretores do Saae afirmaram que uma obra foi realizada no local no final de 2010. À noite, o fedor que exala da lagoa incomoda os habitantes das áreas próximas e ajuda na proliferação de mosquitos.

O trabalho de recuperação da parede, onde aproximadamente cinco metros de talude foram destruídos, deve se iniciar ainda hoje com um desvio do esgoto que chega ao local para as duas lagoas menores, que continuam em funcionamento, minimizando o problema. A lagoa maior, a primeira a receber os dejetos, voltará a funcionar apenas quando o serviço estiver concluído.

O Idema vem acompanhando o caso e considerou a infração “grave”, contudo o valor exato da multa a ser aplicada será definida posteriormente, depois de o Saae apresentar defesa. O órgão fiscalizador deverá enviar novo ofício cobrando o fim do derramamento do esgoto in natura nos rios e no mangue vizinho ao local.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas