quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Espanha demite Lopetegui e Hierro assume

- Publicidade -

Krasnodar (AE) – Faltando apenas dois dias para a estreia da seleção da Espanha na Copa do Mundo, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) demitiu nesta quarta-feira o técnico Julen Lopetegui. O surpreendente anúncio foi uma resposta da entidade à decisão do treinador de romper seu contrato unilateralmente com a seleção ao fim do Mundial da Rússia para comandar o time do Real Madrid.

“Queremos agradecer a Julen por tudo o que fez. Ele é o grande responsável por estarmos aqui na Rússia. Mas nos vimos na obrigação de dispensar os seus serviços. Desejamos a ele a melhor sorte possível”, declarou o presidente da RFEF, Luis Rubiales, ontem.

O dirigente deixou claro que a causa foi a decisão do treinador de negociar contrato com o Real Madrid sem avisar a entidade. “As negociações aconteceram sem qualquer informação enviada à RFEF. Fomos informados apenas cinco minutos antes do anúncio oficial. Existe um jeito correto de proceder que precisa ser respeitado”, destacou o presidente da federação espanhola. “Esta é uma mensagem a todos os funcionários da RFEF.”

A irritação de Rubiales se deve principalmente à renovação de contrato que a entidade havia acertado recentemente com o treinador. Pelo novo vínculo, oficializado e tornado público no mês passado, Lopetegui comandaria a seleção espanhola até a Eurocopa de 2020.

Este contrato, contudo, será rompido unilateralmente por causa do acerto do treinador com o Real Madrid, que estava sem comando desde a inesperada saída de Zinedine Zidane, no dia 31 de maio, ao fim da temporada europeia. Com a decisão, o clube vai pagar a alta multa rescisória do vínculo de Lopetegui com a RFEF.

O novo técnico já comandou o seu primeiro treino na seleção, ontem, e enfatizou a importância de a seleção agora só mirar o futuro. “Temos de parar de pensar no passado e olhar para a partida contra Portugal. Não temos tempo para lamentar. Precisamos ser maduros. Devemos mudar nosso foco. Temos uma obrigação a cumprir”, disse Hierro em coletiva de imprensa.

A pouca experiência como treinador não preocupa Hierro. “Tive apenas um ano como técnico, no Oviedo, e um como assistente, no Real Madrid. Mas estou no meio do futebol há 30 anos”, disse o ex-capitão da seleção espanhola, que cumpria cargo de diretor esportivo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas