sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Especialista dá dicas para cuidados em retorno ao trabalho; veja

- Publicidade -

Gradualmente os estados brasileiros estão liberando o retorno às atividades econômicas, após os sucessivos decretos de suspensão de atividades e isolamento social por causa da Covid-19. Porém, esta iniciativa não é um sinal verde para a retomada da rotina anterior à pandemia. Na verdade, a previsão é de um “novo jeito normal” de viver. Algumas práticas de higiene e distanciamento social devem ser incorporadas no dia a dia de quem retorna ao ambiente de trabalho físico.

Nesta última terça-feira (07), a Prefeitura do Natal autorizou a reabertura de bares, restaurantes e outros estabelecimentos, embora o governo estadual tenha suspendido a segunda fração de retomada das atividades econômicas, prevista para esta quarta-feira (08). Desde o dia 30 de junho que a capital potiguar colocou em prática a reabertura do comércio por frações.

De acordo com o professor do curso de Enfermagem da Estácio Natal, Mikael Flambertto, as orientações de distanciamento social devem permanecer como regra geral. “Apesar do reencontro com os colegas de trabalho, por enquanto é bom evitar apertos de mãos ou abraços, por maior que esteja a saudade”, alerta.

Na rotina diária de trabalho também é indicado evitar compartilhar objetos pessoais, como canetas, caneca, computador. Contudo, caso o aparelho eletrônico seja utilizado por diferentes pessoas em turnos distintos, uma boa medida preventiva é limpar o mouse e o teclado com álcool a 70% antes e depois de utilizar equipamento. “Esta limpeza pode ser feita com o álcool líquido, em gel, ou até em spray. Este último tem o uso mais prático e a mesma eficácia”, explica.

Caso a atividade de trabalho demande atendimento a diferentes pessoas, o enfermeiro reforça que os cuidados pessoais continuam os mesmos: lavar bem as mãos e com frequência.

A correta limpeza das mãos, segundo a Agência de Vigilância Sanitária, segue os seguintes passos: esfregar as palmas e os dorsos das mãos e sem esquecer de entrelaçar os dedos e lavar bem os polegares. Como também, limpar por baixo das unhas, esfregando as pontas dos dedos, e as unhas, na palma da mão oposta fazendo movimentos circulares.

Ao retornar para casa, o professor recomenda que separe a bolsa, as chaves e o que mais estiver utilizando em um local determinado próximo à entrada da residência.  A orientação é usar álcool 70% em spray para higienizar esses objetos. “As recomendações seguem o mesmo protocolo de higiene. Lave bem as mãos, retire a máscara e higienize as mãos novamente”, reforça.

Sobre as roupas, segundo especialistas, os riscos de contaminação por meio das roupas é bem pequeno, visto que as gotas que transportariam o vírus precisariam ser grandes o suficientes para “pousarem” na roupa. Ou seja, alguém precisaria espirrar ou tossir em cima da pessoa. “Caso alguém tussa muito próximo de você, a melhor coisa é chegar em casa, colocar tudo para lavar e tomar banho. No mais, não precisa de grandes preocupações”, explica.

Já os sapatos, a sugestão é deixá-los do lado de fora da casa ou usar sempre os mesmos quando sair ao trabalho. Outra ideia é o uso de tapetes de higienização.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas