quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Especialista mostra versatilidade e busca desmistificar preconceitos

- Publicidade -

“Escolha mais carne suína”. O apelo da campanha da Associação Brasileira de Carne Suína (ABCS) serviu de inspiração para uma oficina sobre cortes desta carne, ministrada pelo consultor e chef André Rabelo no Espaço Terroir Potiguar, durante a Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O seu trabalho tem sido percorrer o Brasil desfazendo mitos sobre a carne suína, pouco consumida devido aos preconceitos que colocam o país na 70ª posição de consumidor mundial. Apesar disso, o Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo.
Chef André Rabelo fala sobre a versatilidade da carne suína

Chef André Rabelo fala sobre a versatilidade da carne suína
#SAIBAMAIS#“O Brasil produz mais para exportar do que para consumir”, compara Rabelo, lembrando que a suína é a carne mais consumida do mundo. André afirma que o seu trabalho é falar sobre a qualidade da carne de porco, e é enfático quando fala sobre a importância de o consumidor conhecer a procedência no momento da compra. “O animal de procedência é criado em uma granja qualificada, com rigorosos padrões de higiene e limpeza, vestimentas adequadas, tudo para evitar a sua contaminação”, esclarece ele, afirmando que a desmistificação dos preconceitos e alguns mitos é difícil, mas aos poucos os resultados vão se tornando visíveis aos olhos de consumidores e dos próprios produtores.

Outra garantia é o Selo de Inspeção Federal (SIF), que comprova a qualidade da carne e autoriza a sua comercialização. “As carnes que possuem o SIF são inspecionadas diariamente”, garante o consultor. Sobre a versatilidade da carne suína, André Rabelo destacou que todos os cortes encontrados na carne bovina são encontrados na carne de porco, desde a picanha, o filé mignon, o coxão duro, o coxão mole, a alcatra, o patinho e o ossobuco. Outra vantagem, quanto ao quesito economia é o tempo de cozimento. “A carne suína requer menos tempo no fogo que a carne bovina”, compara.

Técnicos da ABCS divulgam cinco motivos para a escolha da carne suína: é saborosa, provocando uma sensação agradável  e maior aceitação; é saudável, porque além de ser rica em fósforo, vitaminas do Complexo B, ferro e potássio, auxilia na manutenção da massa muscular e do peso corporal por ter baixa caloria; é versátil, possuindo grande variedade de cortes, ideal para o dia a dia ou para uma culinária refinada; é segura, vez que a suinocultura brasileira é reconhecida mundialmente pela sua qualidade e tecnologia e, por fim, tem preço justo, porque os cortes têm uma ótima relação entre custo e benefício.

Agência Sebrae

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas