quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Esporte atraiu 42 mil natalenses

- Publicidade -
A secretaria municipal de Esporte e Lazer divulgou o balanço das iniciativas da pasta durante o ano de 2018. Ao longo dos doze meses, mais de 100 eventos de esporte amador foram organizados em Natal, seguindo o Calendário Esportivo da cidade. Segundo a Prefeitura de Natal, que organizou os eventos, um público de mais de 42 mil pessoas teve acesso ao esporte. Soma-se a isso, a construção, manutenção e reforma de 22 equipamentos esportivos, bem como o incentivo as escolinhas esportivas nas comunidades da capital potiguar em diversas modalidades e o incentivo ao desporto paralímpico.

O futebol dos bairros teve destaque entre as competições organizadas e 1582 atletas em campo


O futebol dos bairros teve destaque entre as competições organizadas e 1582 atletas em campo

“Consideramos que o balanço das atividades foi muito positivo. Estamos implementando uma política forte de incentivo ao esporte amador em Natal. A determinação do prefeito Álvaro Dias é que ampliemos cada vez mais o atendimento as comunidades, promovendo eventos, oferecendo capacitação e a estrutura necessária para a população”, detalhou a titular da Sel, Danielle Mafra, que destacou também a parceria entre a secretaria e as federações das diversas modalidades: “O nosso diálogo é aberto com nossos dirigentes esportivos o que propiciou a adoção de um calendário repleto de atividades”.

Outra ação importante de fomento na área foi a organização dos processos entre a secretaria e os centros desportivos de bairros. Danielle Mafra lembrou que a Sel realizou três fóruns de capacitação dos presidentes e membros dos centros desportivos, enfatizando noções de primeiros socorros, documentação e organização das entidades e o congresso técnico das copas de futebol: “Foram momentos bem proveitosos. Organizamos e mostramos aos gestores dessas entidades a necessidade da organização, sobretudo, para contarem com o nosso apoio. Isso foi fundamental”. A Sel cadastrou 26 centros desportivos e distribuiu a todos eles kit de material desportivo com bolas, redes das traves e/ou rede de voley e uniformes.

O futebol, a paixão nacional, tem lugar de destaque. Foram realizadas Cinco Copas: Sub-13, Sub-15, Sub-17, Feminino e Copa dos Campeões dos Bairros, além disso houve o incremento com as categorias do society e dos veteranos. Ao todo, as competições contaram com a participação de 1582 Atletas de 87 equipes. Foram 171 jogos com a bola balançando as redes em 657 oportunidades, média superior a 3,8 gols por partida.

Entre as competições do calendário esportivo de Natal os Jogos Paradesportivos ganham destaque


Entre as competições do calendário esportivo de Natal os Jogos Paradesportivos ganham destaque

Uma das páginas mais bonitas do calendários esportivo da cidade em 2018 foi escrita com a realização da segunda edição dos Jogos Paradesportivos de Natal. O evento teve a presença de 512 estudantes e atletas com idades entre sete e 40 anos que disputaram medalhas nas modalidades de Bocha Paralímpica, Halterofilismo, Futebol para Amputados, Goalball, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra e Corrida Infantil.

As escolinhas esportivas também mostraram que foram uma aposta certeira da administração municipal. O Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, um dos ginásios mais tradicionais da cidade, é o palco das turmas de futsal e multiesportes. As ações desenvolvidas no local atenderam mais de 130 crianças entre 10 e 15 anos. As quatro regiões da capital potiguar também contam com escolinhas de futebol de campo com 214 jovens, participando das atividades nos campos de Nova Natal, Cidade Satélite, Nova Descoberta, Cidade da Esperança e Soledade II: “Nessa ação é importante destacar que só participa aquele que tiver com um bom desempenho escolar”, explicou Danielle.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas