sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Esporte de Primeira

- Publicidade -

Vicente Estevam/ [email protected]

Pegando carona nos projetos comunitários da Rede Globo, que passou a ser uma das grandes incentivadoras do Campeonato de Favelas, surgido de um projeto piloto no Rio de Janeiro e que na atual temporada já chegou a São Paulo, sempre com grande sucesso. O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, aproveitou a estada no Rio de Janeiro para estreitar a relação com os promotores do projeto e adaptar para realidade do Rio Grande do Norte. Se nos grandes centros o foco da emissora é buscar talentos e dar oportunidades para novos caminhos aos jovens das comunidades, o espectro do RN estará voltado para o interior e a experiência de sucesso incontestável no Rio de Janeiro e em São Paulo, ganhará vida nas terras potiguares através do Super Matutão. A essência da competição é a mesma das demais, tanto que no regulamento do novo Matutão haverá limite de idade para atletas, a proibição de participação de atletas federados, bem como a de ex-atletas. A meta e ajudar os nossos clubes no descobrimento de jovens talentos e a participação da televisão terá papel primordial nessa iniciativa. Neste primeiro ano, o número de participação de equipes será limitado, por se tratar de um projeto piloto e com a chancela da FNF. Particularmente tenho algumas pequenas, mas boas lembranças do Matutão, meu tio Wilson Ferreira no tempo que foi dirigente do Santa Cruz, da Cidade da Esperança, enxertou sua equipe com alguns craques que, pouso mais tarde brilhariam no América, casos de Netinho e Bebeto, ambos crias da cidade de Itajá, de onde surgiram ainda nomes como Souza, Gilson Lopes, Zé Ivaldo e Sinha, que se naturalizou e defendeu a seleção mexicana em Copas do Mundo. Existem bem mais exemplos a citar, mas me permitam ficar com esse pequeno grupo pelo fato de Itajá ser o berço de nascimento do meu pai Vicente Estevam que, inclusive, me emprestou o próprio nome para ajudar a tocar minha vida em frente. Então se a ideia teve êxito no passado, sem a presença da TV, imaginem o vulto que não irá ganhar a partir de agora. Cabe a gente torcer para que os olheiros dos nossos clubes sejam eficientes e descubram em nossa própria terra, as peças para resolver os problemas dos nossas equipes que costumam gastar centenas de milhares de reais trazendo de fora, atletas que, pela qualidade, podem ser achados aos montes em nosso interior.

ABC – STJD
A viagem que o vice-presidente jurídico do ABC, José Wilson, realizou para Boston, nos Estados Unidos, onde chegou no último dia 10, foi o motivo pelo qual o processo que o clube potiguar move contra o Treze-PB não entrou na pauta de julgamento da Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal marcada para terça-feira, dia 17. De acordo com o advogado potiguar, houve um pedido formal para que o caso não fosse pautado para próxima semana, devido a impossibilidade dele, autor do processo, comparecer ao julgamento para defender os direitos abecedistas. O ABC tem a esperança de se livrar do rebaixamento para Série D, forçando uma punição de perda de pontos para o Treze, a quem pretende ver punido por ter usado o treinador Celso Teixeira no jogo contra o Confiança de forma irregular, uma vez que o profissional se encontrava punido pelo próprio STJD. Logo, o clima de suspense e expectativa ainda irá durar mais alguns dias no seio dos torcedores alvinegros.
Bom trabalho
Independente do resultado da partida de amanhã, que vai apontar a equipe campeã do estado na categoria Sub-19, o Visão Celeste já é o grande vencedor da temporada. A equipe que convive com todos os tipos de problemas, gerado pela falta de recursos, pelo segundo ano consecutivo está na final da competição e garantiu participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Sinal que o trabalho de descoberta de novos valores está tendo sequência, independente de quem esteja no comando. Ano passado a equipe chegou ao título comandada pelo técnico Mirabor Rocha, que teve o esforço reconhecido e acabou ganhando uma vaga de trabalho na União Barbarense, de São Paulo. Alguns jovens que iniciaram a carreira no time de Parnamirim também ganharam chances em outros clubes como:  Zezigol (Cruzeiro), o veterano com apenas 20 anos, Jadson (Ceará), Juninho (Sport de Recife), Renato (Avaí), Van Van (Bahia), Denilson e Ewerton Sillva (América-RN).
Corrida dos Mártires 
O evento que acontece na cidade de São Gonçalo do Amarante/RN, nesse ano contará com a modalidade de caminhada e será está programada para ocorrer no dia 3 de outubro, um feriado estadual e a data em que se comemora dias dedicado aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A Prove terá início às 8h30 e terá a duração máxima de 1h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro através do site T Esportes, onde também poderá ser consultado o regulamento da prova. A competição contará com uma categoria exclusiva para os são-gonçalenses. O atleta que optar pela categoria são-gonçalense deverá comprovar, no dia da corrida, residência ou nascimento no município. 

Esforço contábil
Assessor do presidente Fernando Suassuna, no ABC, o conselheiro Fred Menezes é um nome forte para assumir o futebol do clube na próxima temporada. Ciente dos problemas financeiros que o clube apresenta, o Fred disse que o maior esforço neste final de temporada é evitar a antecipação das receitas que vão impulsionar o início da próxima temporada no clube. Com as participações garantidas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, o clube terá em caixa algo próximo de R$ 2 milhões para tocar os quatro primeiros anos de 2020. A preocupação é justamente encontrar uma fórmula de fazer dinheiro a partir de maio, uma vez que os repasses das Copas acabam em junho. Para as pretensões alimentadas, os recursos são considerados curto e, se nada de especial ocorrer, o orçamento para o futebol será muito baixo. O trabalho com o aproveitamento das bases é que pode significar a tábua de salvação do clube.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação