quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Esporte em segundo plano

- Publicidade -
Marcos Lopes

Domingo de eleição e mais uma vez o esporte passou ao largo dos debates em todas as esferas, mas especialmente nos debates entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. Incrível mas em nenhuma discussão entre os candidatos foi feita alguma alusão ao esporte, como se não fosse um assunto relevante, importante para o desenvolvimento do RN. Ganhe quem ganhar, me parece bem claro que investir no esporte não está entre as prioridades dos nobres candidatos, o que é uma pena.
Esporte em segundo plano 1
É fato que os problemas para quem assumir o governo potiguar são enormes, mas parte do problema passa pelo investimento no esporte amador. Não existe e já faz algum tempo uma política de incentivo ao esporte. Não temos aqui por exemplo nenhum programa de educação tributária como a troca de notas ou cupons fiscais por ingressos para o futebol – existe no Pará e na Paraíba e e sucesso – que é uma atividade que gera impostos, empregos diretos e indiretos. Quantos atletas do RN deixam de participar de competições por falta de incentivo, de locais para treinamento,de transporte. Por falta do básico. Uma decepção a falta de visão dos candidatos em relação ao incentivo ao esporte no RN.
Homem de confiança
Contratado antes da chegada do treinador Eduardo Barroca, ao sub-20 do Corinthians, o atacante Fessin vendido pelo ABC, é homem de confiança e peça chave no time paulista. Fessin atuou como titular em 21 das 24 partidas comandadas por Barroca e marcou dez gols. Com a camisa do ABC, o paraibano de Campina Grande já mostrava ser diferenciado dos demais que subiram com ele das bases.
Preciso mudar
Penso que os clubes nordestinos que estão na Série C devem em apoiar a proposta do presidente do Náutico, Edno Melo, de mudanças no sistema de disputa da Série C que ano a ano torna-se mais complicada e 2019 em especial vai ser pauleira especialmente no grupo Norte/Nordeste se mantida a atual fórmula de disputa.
Pontos corridos
Fazer a Série C nos mesmos moldes das Séries A e B seria o ideal, mas se não for possível que se encontre uma maneira de pelo menos minimizar o impacto negativo do atual sistema. Defende o presidente do Náutico e eu concordo com ele, que a definição do acesso poderia ser através de um quadrangular e não no famigerado mata-mata.
Sinaliza para 2020
A CBF já sinalizou com mudanças na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro a partir de 2020, quando talvez passe a adotar o sistema de pontos corridos. É uma questão de vontade política da CBF. Se pode mudar a partir de 2020 pode mudar já para 2019. Se cabe pontos corridos todos contra todos em ida e volta a partir de 2020, logicamente que cabe a partir do ano que vem. É hora de pressão de clubes e federações.
Esperar a tabela
Definidos os grupos da Copa do Nordeste, agora é esperar a divulgação da tabela da competição que deve começar na segunda quinzena de janeiro. O ABC caiu no grupo B e vai enfrentar na primeira fase, os times do grupo A que tem Santa Cruz, Vitória, CRB, Sampaio Corrêa, Fortaleza, Sergipe e Altos. No B, além do ABC estão Bahia, Ceará, Náutico, Moto Club, Confiança, Botafogo e CSA.
Túnel do tempo
Do meu blog 31/08/2011: Foi realizado na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional, o leilão de todos os bens reaproveitáveis do ginásio Machadinho e do estádio Machadão, que terão suas estruturas demolidas para a construção da Arena das Dunas. O leilão que foi organizado pela Secretaria Municipal do Esporte Juventude Lazer e Copa do Mundo da Fifa, arrecadou um total de R$ 142.400,00. Foram leiloados os gradis, esquadrias, cadeiras numeradas, tubos de metal e a cobertura do ginásio Humberto Nesi, o Machadinho.
Túnel do tempo 1
O secretário da Secopa, Rodrigo Cintra adiantou o destino dos recursos arrecadados com o leilão: “ O valor total arrecadado com o leilão será destinado integralmente para a reforma das quadras poliesportivas de Natal que há mais de 10 anos não passam por recuperação. Já iniciamos esse trabalho e esses recursos impulsionarão a revitalização desses espaços de esporte e lazer em Natal”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas