terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Esportes de Primeira: Semana internacional

- Publicidade -

O futebol brasileiro terá uma semana “internacional” e importante. Na terça-feira (12) o Grêmio entra em campo, nos Emirados Árabes para jogar a semifinal do Mundial de Clubes. A expectativa é por uma vitória e por uma final contra o Real Madrid. O Tricolor gaúcho tem uma boa equipe com grandes jogadores como Luan, Grohe, Geromel, entre outros. Além disso, apesar do pouco reconhecimento, Renato Gaúcho vive grande fase como treinador e soube aproveitar a herança tática deixada pelo trabalho bem feito por Róger. Claro que, caso vá à final contra o time espanhol, o favoritismo todo estará do lado do time de Zinedine Zidane com Marcelo, Bale e Cristiano Ronaldo, entre outras grandes estrelas. Mas, na hora que a bola rolar, as coisas podem mudar.

Além do Grêmio, quem tem decisão na semana é o Flamengo. O rubro-Negro do técnico Reinaldo Rueda entra em campo na quarta-feira (13), no Maracanã para enfrentar o Independiente da Argentina. Fora de casa derrota por 2 a 1. O time carioca precisa vencer por dois gols para garantir o título direto. Um gol de vantagem (qualquer placar) e precisará encarar uma prorrogação ou até penalidades. Todos os ingressos colocados à venda foram vendidos. Será casa cheia e muita pressão para cima dos argentinos. O time brasileiro é favorito, mas precisa se cuidar. Mesmo no jogo na Argentina, o Independiente mostrou que sabe usar o contra-ataque como arma. Será assim que irão jogar aqui no Brasil. Jogadores como Diego, Ewerton Ribeiro e Juan terão que mostrar frieza e conduzir o time ao título. Espero ver Vinícius Júnior logo de cara no time, apesar de não achar que Rueda o faça. O técnico colombiano, que só está no clube há três meses, ainda usa no Flamengo a mesma tática que utilizou no Atlético Nacional da Colômbia, quando foi campeão da Libertadores. Aposta em Felipe Vizeu fixo no meio e desloca Éwerton para a direita uma vez que Pará, no ataque, é improdutivo e funciona melhor apenas como defensor. Ao meu ver, com isso, Rueda mata o futebol de Éwerton. Fixo na direita e sem poder se mover como o fazia no Cruzeiro, onde foi eleito o melhor do País duas vezes consecutivas, ele se transforma em um jogador comum. Na minha opinião, com Vinicius Júnior no lugar de Vizeu, sem um homem fixo, com o jovem atacante, Éwerton e o próprio Diego “flutuando” no ataque, trocando de posições e abrindo os espaços na defesa fechada do Independiente. Mas claro, que o próprio Diego, que tem me parecido lento, precisa entender essa movimentação e ajudar. Diminuir os passes para o lado e utilizar mais verticalidade no seu jogo. Assim, acredito no título do Flamengo na próxima quarta-feira.

Parque da cidade
A manhã de hoje (10) será de atividades físicas, lazer, qualidade de vida e muita solidariedade com a IV Corrida e Caminhada K Fitness, promovida pela Academia K Fitness no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Com o lema “Paz, Saúde e Qualidade de Vida”, os participantes inscritos vão largar às 7h15 para a corrida de 5 km do estacionamento da Avenida Omar O´Grady, seguindo pelas trilhas até a entrada de Cidade Nova e voltando para o local da chegada no pátio de eventos do Parque da Cidade. A novidade deste ano é que as crianças também irão participar. “Reservamos algumas inscrições para as crianças com necessidades especiais participarem também e este é o nosso diferencial: a inclusão social”, comenta orgulhoso o educador físico e coordenador do evento, Kiko Toscano. “Estou muito feliz com a inclusão da categoria das crianças especiais no nosso evento este ano”, complementa. As inscrições já estão encerradas com cem participantes na categoria adulto para a corrida dos 5 km e 30 crianças escritas, sendo 15 com necessidades especiais (síndrome de Down, autista, cadeirantes, amputados), que largarão antes, às 7h e farão um percurso menor de 100 metros. Serão 25 pessoas da Academia K Fitness, a maioria educadores físicos, dando apoio ao evento, além de duas ambulâncias, com enfermeiros e um médico para qualquer emergência. O Parque da Cidade e a Guarda Ambiental de Natal também estarão disponibilizando pessoal para dar apoio e segurança aos participantes e aos visitantes em geral. E quem não puder correr, vai caminhando ou pedalando que está valendo também. O importante é participar e exercitar o corpo. A Live Bike estará com o estande aberto para aluguel de bicicletas de todos os tamanhos.

Alegria e tristeza
Durante a semana acompanhamos a medalha de Edênia Garcia, no Mundial de Natação, no México e a escolha do atleta Petrucio Ferreira, como melhor do Atletismo no ano, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Essa é a parte alegre. A triste é que, sem apoio local, ambos competem por outros Estados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas