Esquadrilha da Fumaça encanta público com acrobacias na Praia do Meio

Publicação: 2018-07-20 17:32:00
Manobras arriscadas, espetáculo pirotécnico e por fim, aplausos, muitos aplausos. Esse pode ser um pequeno resumo da segunda apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Natal, na Praia do Meio.

Créditos: Aléx RégisAviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram piruetas e acrobacias pelo céu de NatalAviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram piruetas e acrobacias pelo céu de Natal
Aviões da Esquadrilha da Fumaça fizeram piruetas e acrobacias pelo céu de Natal

Famílias, crianças e até idosos vieram prestigiar o espetáculo. André Roberto, de 9 anos, está vendo a equipe da Esquadrilha da Fumaça e foi enfático: "Quero ver fumaça e as acrobacias", disse animado por estar vendo o show pela primeira vez.

O espetáculo começou às 16h e contou com sete aviões, que se revezaram em acrobacias individuais, em duplas e outras em grupo.

Mesmo com o tempo nublado, quem saiu de casa para ver o show não se arrependeu. Rosangela Martins, de 57 anos, veio de Neópolis para assistir ao show. Encantada com o espetáculo e ao mesmo tempo apreensiva pelos pilotos, ela definiu o show como "Muito bonito", mas fez questão de ressaltar que "não entraria num avião nem por todo dinheiro do mundo", contou, aos risos.

A filha, Aline Martins, 21, mesmo tendo perdido o começo do show, ficou encantada com uma manobra em que o aviador sobe e simula uma queda. 

Paulo Nóbrega era outro que se admirava com as piruetas e tentava uma "selfie" junto às aeronaves. "É muito alto e rápido. Difícil", disse aos risos. Foi a segunda vez que o paraibano radicado em Natal viu o show e disse que o show correspondeu mais uma vez às expectativas.

O clima nublado não impediu que os natalenses saíssem de suas residências na expectativa do espetáculo pirotécnico da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira. Um bom número de espectadores apareceu e celebrou com salva de palmas a abertura do show.

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução dos passos que os aviões fazem no céu.

O sol apareceu esporadicamente na Praia do Meio e a preocupação dos organizadores é quanto às condições climáticas, que podem reduzir o tempo de apresentação e o número de manobras no ar.

A exibição da Esquadrilha da Fumaça em Natal faz parte de um circuito Norte-Nordeste, iniciado no dia 14 de julho, e que já passou por Salvador, Aracaju e Recife.

Depois de Natal, o grupo ainda vai passar por mais oito cidades até o dia 29 de julho. No total, 45 militares entre oficiais e graduados participam desse primeiro circuito de demonstrações aéreas, utilizando as aeronaves A-29 Super Tucano. Neste sábado, a equipe da Esquadrilha se apresenta em Fortaleza-CE.