sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Está aberta a 21ª Cientec da UFRN

- Publicidade -

Estudantes, professores e voluntários finalizavam nesta segunda-feira (20), os últimos detalhes da montagem dos 250 a 300 estandes que farão parte da 21ª Semana de Ciência e Cultura (Cientec) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando o evento foi aberto. A solenidade de abertura aconteceu no auditório da reitoria, às 9h, com a apresentação do grupo Parafolclórico. De 21 a 23 de outubro, mais de dois mil trabalhos, exposições, palestras e atrações culturais serão apresentadas na Cientec.
Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN terá quase 300 estandes com exposições de projetos
Para a edição deste ano, que tem como tema   “Luz: despertando olhares, acendendo ideias”, são esperadas 100 mil pessoas.  A estimativa é da coordenadora geral do evento, Rita Luzia. “Nem abrimos a feira e já foi observado um grande número de pessoas, isso é muito bom. Eu estimo que este ano de 70 a 100 mil pessoas. E como esse ano é o da luz, os professores e alunos estão mobilizados a mostrar esse tema em suas exposições e debates”, disse. 

A palestra da abertura foi ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Vanderlei Bagnato. “O ano internacional da luz não é celebração, é oportunidade” disse Bagnato ao expor que 2015 foi escolhido pela UNESCO como o ano internacional da luz. “Não tem área do conhecimento em que a luz não esteja presente”, completou. Durante toda a manhã foi discutida a relevância da luz no desenvolvimento das sociedades bem como os diferentes caminhos sustentáveis que ela propicia.

O evento está distribuído em oito pavilhões que irão abrigar cerca de 300 estandes com temáticas variadas, além de programações espalhadas pelo Campus. No pavilhão Parque das Ciências, que tem como temática “Fotossíntese: dos dinossauros as possibilidades de uma vida ambientalmente sustentável”, estarão expostos bonecos de dinossauros em tamanho real, além de um jardim sensorial.

Também no pavilhão Parque das Ciências, o colégio Salesiano Dom Bosco, apresentará projetos desenvolvidos pelo Clube de Robótica. Um robô em formato de esqueleto humano, que simula movimentos sensoriais, estará exposto durante os dias do evento.

Segundo a coordenadora do evento, a Cientec é uma forma de aproximar os jovens da instituição e despertar o interesse pela ciência. “Este é um momento em que os professores se juntam com os seus alunos e mostram o que está sendo produzido nas salas de aula e dentro dos projetos de pesquisa. É também um espaço para a universidade mostrar a comunidade o que ela faz e produz com os recursos da sociedade”, concluiu Rita. 

Segurança
Rita destacou que a segurança será reforçada nesta edição. Segundo a coordenadora, mais de 120 homens, entre seguranças da UFRN, terceirizados e a Polícia Militar, farão a segurança do evento.  “A PM fará rondas em todas as saídas do evento. Além disso, vamos monitorar com cuidado o fluxo de pessoas que entram e saem da Cientec”, disse.

Cientec: 21 anos
Há 21 anos, a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN propõe a exposição de trabalhos interdisciplinares exibidos em estandes e localizado na Praça Cívica da Instituição.  Além disso, mesas-redondas, banners, palestras, oficinas, espetáculos musicais e midiáticos também fazem parte do projeto que possibilita um diálogo multicultural entre diversas áreas. A feira acontece até sexta (23), e conta com uma programação diversificada. “Nós queremos motivar, principalmente esta população jovem, a se interessar pela ciência”, disse Ângela Paiva.

PROGRAMAÇÃO 21/10
INSTITUTO DO CÉREBRO
Local: Sala Multiuso
Mesa Redonda: Sono e Memória
Horário: 19h30 às 21h00

FÍSICA E POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO – INSTITUTO DE FÍSICA
Local: Auditório do Departamento de Geografia
– 11H – Palestra com o Dr. Fábio Novaes – “Os mistérios do Big Bang”

PALESTRAS – AUDITÓRIO DA FAZENDINHA
“Comportamento Canino e Processo de Domesticação Canina”
Palestrante: Renato de Araújo Costa Neto
Horário: 14h00

“Nutrição para Cavalos Atletas”
Palestrante: Edgar Manso
Horário: 15h00

RODA DE CONVERSA COM PROFESSORES PARTICIPANTES DO PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES
Local: Sala Multiuso
Horário: 16h00 às 17h30

PROGRAMAÇÃO NOTURNA – PALCO DO ANFITEATRO – 19H
Grupo Parafolclórico
Grupo de Dança da UFRN
Grupo Gaya Dança Contemporânea
Banda “Plutão Já foi Planeta” (RN)
Banda Eddie (PE)

Pavilhões da CIENTEC
01) Fazendinha
02) Pôsteres e Planetário
03) Tecnologia, Parque da Ciência e Museu Câmara Cascudo
04)Educação
05)Saúde e Museu de morfologia
06)Praça de alimentação
07)Integração e secretaria
08) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBIDS’S)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas