sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Esta conta

- Publicidade -

Diante da repercussão que ganhou o post no blog da coluna sob o título “Drogas: a elite custeadora do crime organizado”, reproduzo o texto nesta edição de hoje.

Eis
Dois setores clandestinos – porém públicos e notórios -, poderosos e bilionários de avanços desmedidos mancham o Brasil na conquista do reconhecimento universal. Eles: corrupção e tráfico de drogas. Para estes, nunca faltam ‘projetos’, dinheiro, investidores etc. E tais. A corrupção, vê-se, é o maior projeto político brasileiro de todos os tempos. Antes implacável.

O que atinge
O tráfico de drogas, negócio de bilhões que se compara ao petróleo, mata e avilta o futuro na destruição dos seus jovens. O pior do tráfico é o financiador, ou custeador, como queira, que no efeito bumerangue termina sendo a vítima não só pelos estragos devastadores na saúde física e mental, mas também pelas consequências sociais e criminológicas a que fica sujeito.

A todos
Pior ainda: com a agravante de suceder a violência ao inocente. Quem são esses financiadores? Os consumidores, elementar. Principalmente aqueles de potência aquisitiva. Enquanto o pobre ou desempregado que não tem como manter seu vício na valorosa cocaína se submete ao roubo, zelar boca de fumo e outros ilegais para comprar o ‘prazer’, os ricos não medem cifrões para que a droga seja de ‘alta qualidade’.

Triste realidade
Ou seja, na realidade são cúmplices e custeadores do crime organizado. O tráfico se tornou uma força paralela às armadas oficiais. Seu poder de fogo faz inveja aos rebeldes sírios, digamos assim. Armamento bélico com grifos iraquianos, russos, americanos…Como comércio clandestino, o tráfico lucra sem os deveres dos impostos. Para quem discorda que consumidores são financiadores, é perguntar ao Tio Aurélio: financiar significa fornecer dinheiro, fundos, capitais; custear as despesas, a compra de alguma coisa. Portanto…

Olho vivo
O Ministério Público lançou lupas sobre estágios de alunos do HUOL no Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim. Quer saber, por exemplo, se estão sendo acompanhados e avaliados por docente da instituição de ensino, de acordo com a legislação.

Jaleco
A direção do Deoclécio Marques informou que não existe residência médica formalmente instalada, apenas a prática de estágio de pós-graduação como complemento da Residência Médica do HUOL, com estágio na área de cirurgia-geral. Os residentes auxiliam os médicos nos procedimentos cirúrgicos.

Faro fino
O MP considera que a parceria existente é precária, diante do reconhecimento da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) de que não tem controle do número de estagiários e residentes distribuídos por unidade hospitalar. Nem quantos alunos o serviço comporta.

Pois bem
Sendo assim, instaurou inquérito para apurar a regularidade dos estágios e residências no Deoclécio Marques, especialmente as práticas em residência médica-cirurgia-geral da UFRN.

Empancou
A empresa Plana Edificações interpôs recurso administrativo contra sua inabilitação na licitação para as obras de reforma das instalações do antigo Aeroporto Augusto Severo. Assim, vai demorar mais.

Holofotes
A Prefeitura de São José de Mipibu pegou crona no registro de preços de pregão presencial realizado pela Prefeitura de Araçoiaba (PE) para locação e instalação de som, iluminação e infraestrutura: palco com camarim e área de produção, gride, gerador e banheiro químico.

Turismo
A G5 Planejamento e Execução vai construir o Condomínio Residencial Lagoa Tropical, na Praia de Camurupim, Nísia Floresta, com 31 unidades.

Leque
O MEC renovou o reconhecimento dos cursos de Estatística (50 vagas) e Biblioteconomia (70) da UFRN.

Mudança
A partir do dia 3, a Justiça do Trabalho do RN funcionará em novo horário: de segunda a sexta, das 7h às 17h30, com atendimento ao público das 8h às 16h.

Pódio
O potiguar Matheus Felipe conquista mais uma vitória para o seu currículo estrelado. Foi o campeão mundial no campeonato de Jiu-Jitsu que aconteceu em Long Beach, Califórnia (EUA), na categoria Faixa Marrom Pesadíssimo.

Flashes
Para celebrar o prêmio de empresa com os clientes mais satisfeitos do Brasil em pesquisa da Anatel, pelo quinto ano consecutivo, a Cabo Telecom celebrou com jantar Tábua de Carne da Via Costeira.

Bom demais
Mossoró será palco do Fest Bossa & Jazz – Circuito 2017, dias 22 e 23 de setembro, com apoio da prefeitura e governo estadual. Juçara Figueiredo Produções já confirmou presença do músico luso-brasileiro Nuno Mindelis. As prévias, por um mês antes, serão ho Hotel Thermas.

Se joga!
E dia 5 de agosto tem festival Garota Vip, na Arena das Dunas, ao som do fenômeno Wesley Safadão, mais Léo Santana e Márcia Fellipe. Ingressos à venda na Central do Carnatal, no Natal Shopping.

COLMEIA

Dia de comemorar Thaíza Duarte Barros, Carol Costa, Marília Bezerra, Mildred Dore, Célia Pandolphi, jornalistas Marina Gadelha, Helga Oliveira e Gerlane Alves, Fátima Moraes, Xisto Thiago, Augusto Bezerril, Rodolfo Penna Lima.

Amanhã tem Quartas Clássicas com a Orquestra Sinfônica do RN apresentando trompistas internacionais e participação especial da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, no Teatro Riachuelo, 20h, com entrada gratuita. Iniciativa com patrocínio do Morada da Paz, Cosern, Unimed e CEI Mirassol.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas