O belo casarão número 1004 do Tirol tem história. Construído há 72 anos, marcou o período pós Segunda Guerra em Natal, no qual a pequena capital potiguar se preparava para crescer e mostrar sua nova cara. O velho Clube dos Radioamadores mantém a classe, mas está preparado para se renovar. Desde a semana passada ele também abriga o bar e restaurante Estação Mil & Quatro, um espaço que pretende reunir gastronomia, cultura e balada num mesmo lugar. A nova casa abre por enquanto apenas aos sábados, contando com uma extensa programação e tendo o próprio ambiente como uma atração.

Ênio Vasconcelos, Roberta Duarte e Daniel DG propõem nova ativação do clube de Radioamadores
“Esse lugar tem uma bagagem histórica enorme. A gente quis que isso também fizesse parte dele na nova configuração. Aqui é um espaço de arte, gastronomia, cultura e música”, diz Ênio Vasconcelos, que comanda a empreitada ao lado dos sócios Daniel DG e Roberta Duarte. Ele, que também é proprietário do bar Dom Vinícius, conta que recebeu um convite dos dirigentes do clube para levar seu serviço de bar ao local - mas a beleza do espaço o fez pensar em algo maior. “Resolvemos não ficar só na cozinha. Abraçamos todo o prédio”, diz.
Ênio convocou oito artistas plásticos para dar uma cara nova ao clube. Os trabalhos se concentraram na área externa, entre os muros do pátio e do quintal. Os grafites modernos e coloridos são de nomes que já riscaram toda a cidade, como Lennon Lie, Lucas Azevedo, Francisco Eduardo, Jeferson Coquinho, Arbus, Maria Clara, Rasta, FB, e Fernanda Medeiros. A fachada, uma armação com pallets, é da arquiteta Lorena Medeiros. Um palco coberto foi montado no palco, em harmonia com o ambiente.

Foram convocados oito artistas para dar uma nova cara ao clube, colorindo a área externa, pátio e quintal
O velho casarão, claro, está bem conservado e mantém sua aparência colonial intacta. O estilo remete à arquitetura missionária dos jesuítas espanhóis, uma influência que chegou aqui graças às revistas que os oficiais norte-americanos trouxeram para cá. A varanda e o salão de paredes brancas, cercadas por arcos e vigas de madeira foram ocupadas por mesas e cadeiras, com o serviço de restaurante e de pub americano. O prédio é tombado pelo Patrimônio Público Municipal.
A gastronomia do Estação conta com grelhados, petiscos, cerveja gelada e drinques diversos. Ênio ressalta que o menu traz muitas iguarias do Dom Vinícius. Entre os petiscos tem casquinho de caranguejo, carpaccio, bolinho de bacalhau, pastéis (como o de acarajé, de carne de caranguejo, camarão e azeite de dendê), caldos (camarão, ova, peixe, feijão), escondidinho, batatas recheadas, iscas de peixe, filé à parmegiana, entre outros.

Palco, lounge e outras áreas móveis foram montados para dar conforto
ao público, sem interferir na estrutura do prédio histórico
A programação musical deste sábado contará com Diego Brasil (13h), banda Preto no Branco (16h30), e Valber Fernandes (19h30). O bar está se preparando para o seu primeiro grande show nacional, dia 03 de outubro, com Rafa e Pipo Marques (filhos de Bell) e Pedro e Erick. O espaço está aberto para confraternizações, aniversários e eventos diversos. Ênio afirma que no futuro pretende abrir o Estação todos os dias.
Serviço:
Estação Mil & Quatro. Av. Rodrigues Alves, 1004, Tirol (Clube dos
Radioamadores). Aberto aos
sábados, a partir do meio-dia.
Couvert artístico: R$10.
continuar lendo