Estação Mil e Quatro reativa Clube de Radioamadores

Publicação: 2019-09-27 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
O belo casarão número 1004 do Tirol tem história. Construído há 72 anos, marcou o período pós Segunda Guerra em Natal, no qual  a pequena capital potiguar se preparava para crescer e mostrar sua nova cara. O velho Clube dos Radioamadores mantém a classe, mas está preparado para se renovar. Desde a semana passada ele também abriga o bar e restaurante Estação Mil & Quatro, um espaço que pretende reunir gastronomia, cultura e balada num mesmo lugar. A nova casa abre por enquanto apenas aos sábados, contando com uma extensa programação e tendo o próprio ambiente como uma atração.

Ênio Vasconcelos, Roberta Duarte e Daniel DG propõem nova ativação do clube de Radioamadores
Ênio Vasconcelos, Roberta Duarte e Daniel DG propõem nova ativação do clube de Radioamadores

“Esse lugar tem uma bagagem histórica enorme. A gente quis que isso também fizesse parte dele na nova configuração. Aqui é um espaço de arte, gastronomia, cultura e música”, diz Ênio Vasconcelos, que comanda a empreitada ao lado dos sócios Daniel DG e Roberta Duarte. Ele, que também é proprietário do bar Dom Vinícius, conta que recebeu um convite dos dirigentes do clube para levar seu serviço de bar ao local - mas a beleza do espaço o fez pensar em algo maior. “Resolvemos não ficar só na cozinha. Abraçamos todo o prédio”, diz.

Ênio convocou oito artistas plásticos para dar uma cara nova ao clube. Os trabalhos se concentraram na área externa, entre os muros do pátio e do quintal. Os grafites modernos e coloridos são de nomes que já riscaram toda a cidade, como Lennon Lie, Lucas Azevedo, Francisco Eduardo, Jeferson Coquinho, Arbus, Maria Clara, Rasta, FB, e Fernanda Medeiros. A fachada, uma armação com pallets, é da arquiteta Lorena Medeiros. Um palco coberto foi montado no palco, em harmonia com o ambiente.

Foram convocados oito artistas para dar uma nova cara ao clube, colorindo a área externa, pátio e quintal
Foram convocados oito artistas para dar uma nova cara ao clube, colorindo a área externa, pátio e quintal

O velho casarão, claro, está bem conservado e mantém sua aparência colonial intacta. O estilo remete à arquitetura missionária dos jesuítas espanhóis, uma influência  que chegou aqui graças às revistas que os oficiais norte-americanos trouxeram para cá. A varanda e o salão de paredes brancas, cercadas por arcos e vigas de madeira foram ocupadas por mesas e cadeiras, com o serviço de restaurante e de pub americano. O prédio é tombado pelo Patrimônio Público Municipal.

A gastronomia do Estação conta com grelhados, petiscos, cerveja gelada e drinques diversos. Ênio ressalta que o menu traz muitas iguarias do Dom Vinícius. Entre os petiscos tem casquinho de caranguejo, carpaccio, bolinho de bacalhau, pastéis (como o de acarajé, de carne de caranguejo, camarão e azeite de dendê), caldos (camarão, ova, peixe, feijão), escondidinho, batatas recheadas, iscas de peixe, filé à parmegiana, entre outros.

Palco, lounge e outras áreas móveis foram montados para dar conforto ao público, sem interferir na estrutura do prédio histórico
Palco, lounge e outras áreas móveis foram montados para dar conforto ao público, sem interferir na estrutura do prédio histórico

O segmento de assados na brase inclui brochetes (espetos especiais), linguiças artesanais (pernil com bacon, queijo, pernil picante, cordeiro), frango desossado, alcatra, bife ancho na parrilla, costelinhas suínas, hamburgão (500g) de picanha, e cortes nobres (400g) de prime rib, short rib, bife USA Angus, e picanha Angus Black. Os drinques são assinados pela Gin Box.

A programação musical deste sábado contará com Diego Brasil (13h), banda Preto no Branco (16h30), e Valber Fernandes (19h30). O bar está se preparando para o seu primeiro grande show nacional, dia 03 de outubro, com Rafa e Pipo Marques (filhos de Bell) e Pedro e Erick. O espaço está aberto para confraternizações, aniversários e eventos diversos. Ênio afirma que no futuro pretende abrir o Estação todos os dias.

Serviço:
Estação Mil & Quatro. Av. Rodrigues Alves, 1004, Tirol (Clube dos

Radioamadores). Aberto aos

sábados, a partir do meio-dia.

Couvert artístico: R$10.







continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários