quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Estado deve receber 80 mil doses de Coronavac nesta sexta

- Publicidade -
O Rio Grande do Norte, assim como outros Estados do país, tem enfrentado déficit na disponibilidade do imunizante Coronavac, único autorizado na cobertura vacinal de crianças entre 3 a 4 anos contra a Covid-19. 
Segundo dados do RN +Vacina, apenas 5% do público total de crianças entre 3 e 4 anos foi totalmente imunizado
A previsão é que as 80 mil doses solicitadas pelo Estado sejam entregues pelo Ministério da Saúde até esta sexta-feira (11), ou início da próxima semana. A confirmação foi dada à TRIBUNA DO NORTE por Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesap/RN). 
Ela explica que, além da insuficiência de doses da Coronavac em municípios do Estado, há também uma baixa na procura pela vacinação de crianças com idade entre 3 e 4 anos. Segundo dados do RN + Vacina, apenas 5% desse público recebeu a dose única (DU) e a segunda dose (D2) da vacina contra a covid-19. Em números absolutos, são apenas 5.508 crianças de um total de 95.214. 
Já em relação ao público com a D1 ou DU, são 13.980 crianças vacinadas, o que corresponde a 14% do total. As informações correspondem à última atualização dos dados, às 09h21, da manhã desta quinta-feira.  Kelly Lima observa que é essencial estimular a vacinação desse público que fica mais vulnerável às doenças respiratórias que atingem sazonalmente a população nessa época do ano. 
A expectativa, nesse sentido, é que o total de 80 mil doses solicitadas pela Sesap sejam recebidas pelo Ministério da Saúde para distribuição aos municípios. A coordenadora de Vigilância em Saúde esclarece que o processo  acontece de maneira célere, sendo necessário apenas 24h na maioria dos casos. No que se refere a baixa procura pela vacinação do público alvo da cornavac, algumas estratégias da Secretaria, como é o caso do projeto “Minha Escola Nota 10”, que buscou promover a vacinação no ambiente escolar, também auxiliou na conversão do problema.
Kelly Lima reforça, ainda, que a falta de doses de Coronavac não compromete a vacinação dos demais públicos no estado, sendo fundamental que a população continue buscando os postos vacinais para completar o calendário vacinal. A Sesap/RN deve se reunir com os secretários municipais de saúde e prefeitos do Estado nesta sexta-feira (11), para discutir um projeto com foco na instalação de postos vacinais no ambiente de trabalho. O  principal objetivo da proposta é aumentar a cobertura vacinal contra a covid-19 e evitar o aumento de casos locais da doença.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas