Estado já registra, este ano, 1.268 homicídios

Publicação: 2018-08-10 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Em 2018, o RN já registrou 1.268 homicídios, segundo dados do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte. Os números contempla todas os assassinatos no Estado ocorridos até a manhã de ontem. De acordo com a metodologia utilizada pelo Observatório, há, até o momento, uma queda de 14,1% em relação ao mesmo período no ano passado.

O coordenador de pesquisa do OBVIO, Ivenio Hermes, afirma que a queda no número de assassinatos está relacionada à própria dinâmica do crime organizado no Rio Grande do Norte. “O que está acontecendo é fruto da própria dinâmica da disputa pelo poder entre chefes do tráfico, cujas áreas já foram conquistadas em 2017”, aponta.

A tendência de diminuição não tem portanto uma ligação direta e única com ações perpetradas pelo Estado. “Nenhuma iniciativa do Estado do RN pode receber sozinha o mérito de impactar tão grandemente em números tão desenfreados como os vistos em 2017”, diz. Entre as iniciativas citadas pelo especialistas como potencialmente responsáveis por parte da queda, estão “ações direcionadas e integradas do GAECO/MPRN e de iniciativas individuais de policiais civis e militares, além da própria ação dos intempéries climáticos que atua como inibidores da sanha violenta”.




continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários