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Estado prepara cronograma final da ponte

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LIBERAÇÃO - Obra da ponte já conta com recursos suplementares

Diante do desfecho do problema envolvendo a desapropriação de imóveis na Redinha e frente à aprovação de recursos suplementares por parte do governo federal para concluir a obra, a Secretaria de Infra-Estrutura do Estado espera apresentar até o fim da próxima semana um prazo definitivo para a conclusão da Ponte Newton Navarro.

Segundo Adalberto Carvalho, secretário estadual de Infra-estrutura, a especulação envolvendo a obra da ponte tanto por parte do governo, como pela oposição e, até mesmo, pela imprensa é perfeitamente compreensível, pois é uma obra de grande porte e de relevante importância para a cidade. O que acaba gerando uma expectativa em vários setores da sociedade que, por sua vez, passam a cobrar agilidade na conclusão da obra. “Apesar das previsões para a conclusão feitas nos Editais, cerca de 90% das obras públicas sofrem ações de continuidade, ou seja, ampliação nos prazos e no custeio. Para se ter uma idéia, o novo prédio do Ministério Público construído em Candelária sofreu dilatação de prazo e de recursos. A obra foi iniciada ainda na gestão anterior e tinha no edital uma previsão de 24 meses, teve um aditivo de mais cinco meses, não foi o suficiente diante da complexidade da obra, então uma nova licitação foi feita com previsão de oito meses, sendo acrescentado mais quatro meses. No fim de tudo, a obra, que por sinal é de excelente qualidade, foi entregue em 48 meses. No caso da ponte, a obra sofreu alterações no projeto e outras interferências como o problema com a desapropriação de imóveis, ampliando o prazo inicial previsto para 18 meses e os custos que subiram de 137 para 172”, explicou Adalberto Carvalho.

Atualmente, mais de 62% da obra da ponte estão concluídos, dos 36 pilares de sustentação, 34 estão construídos faltando apenas os pilares 13 e 14, do lado da Redinha, que segundo o secretário deveriam estar prontos desde junho do ano passado, mas a desapropriação dos imóveis que estavam no meio do caminho só foi concretizada no mês passado. A ponte Newton Navarro será do tipo estaiada, ou seja, com estrutura central suportada por cabos de aço (estais). A obra foi iniciada em 23/11/2004, com previsão de 18 meses para a conclusão, contudo, o projeto teve que sofrer alterações devido a uma recomendação da Capitania dos Portos para aumentar a distância entre os pilares centrais de 100 para 180 metros para viabilizar o trânsito das embarcações, além disso, solicitou que o vão central subisse mais cinco metros alcançando assim 55,10 metros de altura, na maior maré, o suficiente para garantir o trânsito de navios para o Porto de Natal. Devido a essas recomendações, o consórcio responsável pela obra teve que alterar o projeto da ponte que cresceu 298 metros para que o ângulo de inclinação permanecesse o mesmo do projeto anterior. Ao todo, a ponte terá 1780 metros com 21 metros de largura e ligará a avenida presidente Café Filho, na altura do Forte dos Reis Magos, com a avenida João Medeiros Filho, na Redinha. “Como já expliquei, as obras públicas são passíveis de sofrer modificações. Pois, além de interferências externas, a lei 8.666 reza que o Estado só pode licitar obras através de um projeto básico, já que o projeto definitivo contendo as devidas alterações deve ser elaborado pela empresa que vai realizar a obra. E é durante esse processo que os prazos podem ser diminuídos ou ampliados e os custos permanecerem os mesmos ou ser exigido um crédito suplementar. No caso da Ponte, além dos estudos próprios do consórcio de empresas executoras contribuíram para alterar o projeto o prazo de conclusão e as recomendações da Capitania dos Portos, além do impasse da desapropriação que foi resolvido no mês passado. Diante da situação solicitei que o consórcio me apresentasse até a próxima quarta-feira, dia 14, o novo cronograma de execuções para serem avaliados pelos técnicos da Secretaria. Após a avaliação é que anunciaremos a data definitiva para a conclusão da obra. Isso deverá ocorrer até o fim da próxima semana, disse Adalberto Carvalho.

Projeto dos acessos à ponte já está concluído

O projeto para a construção dos acessos à Ponte Newton Navarro, desenvolvido pela STTU, já foi concluído e os cerca de R$ 10,5 milhões previstos para a execução da obra estão assegurados através do repasse de R$ 50 milhões aprovados pelo governo federal através de Medida Provisória. O processo para a licitação da obra está tramitando pela vias burocráticas.

Adalberto Carvalho, secretário de Infra-estrutura, informou que o tempo estimado entre o processo licitatório e a conclusão da obra é de aproximadamente 100 dias, o que deve culminar com a provável data de conclusão da ponte. “Não podemos fazer os acessos antes da conclusão da ponte, pois a pavimentação só poderá ser feita de uma vez. Por isso, estamos trabalhando para que as obras sejam concomitantes”, disse.

A finalidade do projeto é garantir o bom fluxo do trânsito nos locais de acesso à ponte. Serão construídos dois viadutos, um na altura do girador de  Brasília Teimosa, em Santos Reis, e o outro na Redinha para garantir a ligação com a avenida João Medeiros Filho.

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