sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Estado se prepara para mais um “período da catapora”

- Publicidade -

Junto coma a primavera, o Brasil está entrando no “período da catapora”. Dentre as viroses próprias da infância (sarampo, rubéola, catapora e papeira), esta é a mais facilmente disseminada. De setembro a janeiro, os casos aumentam consideravelmente no país, devido principalmente às condições climáticas que facilitam circulação do vírus. No Rio Grande do Norte, todos os anos os pronto atendimentos das unidades de saúde registram um aumento no número de casos desde o início de agosto.

Segundo o pediatra Jorge Simonete, o motivo para a incidência da doença entre agosto e outubro é o aumento de ventos, que facilita a circulação das doenças exantemáticas (aquelas que pintam o corpo). Já para o pediatra Ney Fonseca, os piores meses são novembro e dezembro. “Como no inverno é mais fácil pegar gripe, no verão é mais comum a diarréia, que é o rotavírus, e a catapora. Esse é o ciclo natural do vírus”, explicou.

Como a catapora é o tipo de doença que só se pega uma vez, a manifestação acontece principalmente nas crianças, já que são poucos os adultos que ainda não tiveram varicela. E a faixa etária mais comum de contrair o vírus é de quatro a oito anos de idade, quando o pequeno tem mais contato com outras crianças da mesma idade, principalmente nas unidades de ensino. Em algumas escolas de Natal, os pediatras já estão alertando os professores quanto à doença.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas