sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Estado supera 200 mortes por Covid-19

- Publicidade -
Mariana Ceci
Repórter
Em menos de duas semanas, o Rio Grande do Norte mais do que dobrou o número de mortes confirmadas por Coronavírus. Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) confirmou 212 mortes em decorrência da doença. Enquanto para atingir a primeira centena de mortes confirmadas o RN demorou 66 dias, de 8 de março a 13 de abril, foram necessários apenas 12 para que o Estado ultrapassasse a casa das duas centenas de mortos.
Nos cemitérios públicos e privados do Rio Grande do Norte, o número de sepultamentos com caixões lacrados aumentou desde março
Na coletiva de imprensa diária da Sesap/RN, o secretário adjunto da pasta, Petrônio Spinelli, destacou que o Estado possui, 12.856 casos suspeitos, 4.774 confirmados e 10.276 descartados. Os testes apresentam, cada vez mais resultados positivos para Covid-19, ao invés de descartados, o que havia sido uma regra até então. “Os casos estão tendo resultados muito mais positivos do que anteriormente, o que mostra o avanço da pandemia”, afirmou. De acordo com ele, o RN ultrapassou “muito rapidamente” a barreira das 200 mortes confirmadas, um motivo de preocupação para a Secretaria, principalmente considerando as elevadas taxas de ocupação dos leitos críticos da rede hospitalar. 
Até esta segunda-feira, 417 pessoas encontravam-se internadas pela doença no Rio Grande do Norte. “É importante destacar que 285 leitos já foram criados nesse processo. Isso mostra como é grave a evolução da pandemia e que, apesar da criação de leitos, continuamos com uma taxa de ocupação terrivelmente preocupante”, disse Spinelli.
As taxas de ocupação dos leitos estaduais exclusivos para a Covid-19 em Mossoró, atualmente, encontram-se em 95%, enquanto em Pau dos Ferros, 80% desses leitos estaduais estão ocupados. A situação mais crítica é observada na Região Metropolitana de Natal, onde, apesar da abertura de leitos, 97% da rede específica para o coronavírus encontra-se ocupada. Em Caicó, o Hospital Regional do Seridó conta com 64% de ocupação.
Novos respiradores
Ao longo do fim de semana passado, o Estado conseguiu resolver um dos principais gargalos que impedia a abertura de novos leitos de UTI no Estado: a aquisição de respiradores. O processo de compra de 14 respiradores com recursos do Banco Mundial, que estava parado por disputas judiciais, foi concluído e, após negociações com o Governo Federal, o Rio Grande do Norte recebeu 40 dos 80 respiradores requisitados no plano de emergência para abertura de novos leitos na pandemia. 
As negociações foram feitas diretamente entre a Governadora Fátima Bezerra e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. De acordo com a Sesap/Rn, o general prometeu, ainda, a liberação dos outros 40 respiradores solicitados pelo Rio Grande do Norte ainda essa semana, o que deve acelerar a abertura de leitos de estabilização e tratamento no Estado.
Superado o gargalo dos respiradores, o Estado agora deve focar em outro ponto decisivo para a abertura de novos leitos: a contratação de profissionais, algo considerado ainda mais difícil do que a aquisição dos equipamentos pelos gestores. “Esse é um desafio ainda maior, porque o respirador, quando você faz o pedido, ele chega, mas não podemos acelerar a formação de profissionais, por exemplo”, lamentou Petrônio Spinelli. 
A necessidade de contratação de mais profissionais da saúde é acentuada pelo grande número de pessoas da área que necessitaram pedir afastamento por fazer parte de grupos de risco para desenvolver um quadro grave de Covid-19 e, também, pelo número de pessoas que já estão contaminados pela doença. De acordo com Petrônio Spinelli, um dos objetivos da Sesap/RN é aumentar o número de profissionais no interior, principalmente nos municípios definidos como “centros de estabilização” (São Paulo do Potengi, João Câmara, Santo Antônio, Guamaré, Santa Cruz, Assú, Apodi e Caraúbas). 
Petrônio Spinelli chamou atenção para a velocidade no aumento de mortes pela Covid-19 no RN
Taxa de isolamento no RN não é a ideal
Apesar do fim de semana de chuvas, em que foram registradas precipitações em 99 dos 174 postos de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) pelo Estado, as taxas de isolamento social no Rio Grande do Norte não foram capazes de impedir a circulação de pessoas no Estado.  Dados da empresa de geolocalização in Loco mostram que a taxa de isolamento no domingo, 24, foi de 52,6%.
Desde o dia 24 de abril, o nível máximo de isolamento atingido a nível estadual no RN tinha sido de 49,8%, no dia 17 de maio. Ao longo de todo o mês de maio, os índices de isolamento superaram a marca dos 45% em apenas cinco dias. A taxa mais baixa, de 37,5%, foi registrada no dia 8 de maio, a sexta-feira que antecedeu o dia das mães.
Um único município foi capaz de garantir o isolamento superior aos 60% indicados pelas autoridades de saúde no RN: Galinhos. O município do Litoral Norte, 166 quilômetros distante da capital potiguar, conseguiu manter uma taxa de 64,56% de isolamento no último domingo, de acordo com dados da In Loco. Diferente de boa parte do Estado, a cidade não registrou chuvas neste fim de semana, de acordo com o boletim da Emparn. Galinhos, cidade que vive da atividade turística, tem 1 caso suspeito da doença, 7 casos descartados, 1 confirmado e nenhum óbito por Covid-19. 
Já o município que apresentou as piores taxas foi Itajá, onde 28% da população cumpriu a determinação de isolamento no último fim de semana. Com 7.515 habitantes, a cidade tem 9 casos suspeitos, 8 descartados, 8 confirmados e 1 óbito registrado até o dia 25 de maio.
Veja abaixo os números mais atuais da pandemia:
Panorama Epidemiológico
12.856 casos suspeitos
10.276 casos descartados
4.774 casos confirmados (2.400 homens infectados e 2.374 mulheres infectadas)
1.410 pacientes recuperados
255 casos ignorados
212 óbitos confirmados
Açu 4
Afonso Bezerra 1
Alexandria 1
Alto do Rodrigues 3
Apodi 3
Areia Branca 112
Baraúna 2
Bom Jesus 1
Caicó 1
Canguaretama 7
Carnaúba dos Dantas 1
Ceará-Mirim 5
Cerro Corá 1
Coronel João Pessoa 1
Currais Novos 1
Encanto 2
Extremoz 1
Grossos 1
Guamaré 1
Ipanguaçu 4
Itajá 1
João Câmara 1
Lagoa de Pedras 1
Macaíba 5
Maxaranguape 1
Montanhas 1
Mossoró 39
Natal 64
Nísia Floresta 1
Parnamirim 9
Patu 1
Pau dos Ferros 1
Pendências 1
Riacho da Cruz 1
Santo Antônio 2
São Gonçalo do Amarante 12
São José de Mipibu 4
São Rafael 1
São Tomé 1
Senador Georgino Avelino 1
Serra Negra do Norte 2
Taboleiro Grande 1
Taipu 1
Tenente Ananias 2
Touros 2
128 óbitos descartados
40 óbitos em investigação
Panorama Assistencial
417 pacientes internados no RN
Serviço Público de Saúde
247 pacientes
96 em leitos clínicos
98 em leitos de UTI (78% de taxa de ocupação)
53 em leitos semi intensivos (93%) de taxa de ocupação)
Serviço Privado de Saúde
170 pacientes
87 em leitos clínicos
60 em leitos de UTI (77% de taxa de ocupação)
23 em leitos semi intensivos (76,6%) de taxa de ocupação)
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas