sábado, 20 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Estados se mobilizam por investimento

- Publicidade -

Lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Norte se dizem mobilizadas para fortalecer o estado na disputa pelo hub da TAM, mas nos estados vizinhos a união em prol do investimento também existe. Na última segunda-feira, 22, o governo do Ceará reuniu mais de mil representantes e autoridades de variados segmentos da sociedade no encontro “Todos Unidos Pelo hub no Ceará”.

Durante o encontro, o governador Camilo Santana  apresentou slides contendo o que considera vantagens do estado, incluindo fluxo turístico, posição geográfica, distância de Fortaleza para destinos nacionais e internacionais, além de atrações na área de turismo e infraestrutura. Em um dos slides, há uma comparação entre as quantidades de meios de hospedagem, unidades habitacionais e leitos existentes na cidade, em Recife e Natal, mostrando números mais robustos para a capital cearense.

De acordo com informações divulgadas pelo governo, Santana propôs a confecção de uma carta, que será assinada por todas as entidades de classe, mostrando a importância desse empreendimento “para que as pessoas se envolvam e conheçam o HUB”. Não tenho dúvida que o povo cearense, vai se unir em defesa desse projeto”, declarou ele.

#SAIBAMAIS#Neste mês, o governo federal incluiu o aeroporto de Fortaleza entre os que serão leiloados ao setor privado até o ano que vem e a medida, segundo representantes das classes política e empresarial do Ceará, é “fundamental” para o estado na disputa pelo hub.

Em entrevista recente ao jornal O Povo, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Beto Studart, apontou que a concessão do aeroporto “vai possibilitar que o hub vá definitivamente para o Ceará”.

Atento ao movimento cearense, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara,  organizou “um movimento suprapartidário, na defesa da implantação no estado, do hub”.

RN
No Rio Grande do Norte, o hub foi tema de reunião recente entre o governador Robinson Faria, a bancada federal potiguar, deputados estaduais, prefeitos e representantes de entidades empresariais. Na ocasião, Robinson afirmou que o Executivo está disposto a oferecer novos incentivos tributários à TAM em troca da instalação no Aeroporto Governador Aluízio Alves do hub. Ele ressaltou que além da redução do ICMS do querosene de aviação, que já diminuiu de 15% para 12%, o Governo também está disposto a oferecer incentivos tributários para compra de aeronaves, peças para as máquinas e em alimentos para as companhias aéreas, as chamadas empresas de cathering.

O governador enumerou três vantagens do RN em relação a Ceará e Pernambuco. Ele disse que está em solo potiguar a melhor pista (no aeroporto), com maior capacidade de expansão; o fato do terminal potiguar ser privado e operado por uma já conhecida da TAM (a Inframérica que opera o aeroporto de Brasília onde também há um hub da TAM) e o querosene de aviação (QAV).

O HUB
Entenda o que a TAM quer implantar e vantagens:

O que é o projeto: A TAM quer transformar um aeroporto do Nordeste em um centro de conexão (hub) de vôos, recebendo voos nacionais e internacionais. A proposta também é montar uma oficina para recuperação de aeronaves.

Quem disputa: 3 capitais disputam o posto de hub Nordeste (Natal, Recife e Fortaleza).

R$ 3,9 bilhões é o investimento previsto pela TAM

NO RN
Como é hoje:
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante atende poucos destinos nacionais, onde predominam os vôos diretos. Os únicos vôos internacionais, atualmente, são para Portugal, pela TAP, um de cargas para a Alemanha, operado pela Lufthansa, e um direto para Buenos Aires, na Argentina, que a GOL vai iniciar no dia 4 de julho.

O que mudaria:
3 vôos internacionais seriam criados logo após o anúncio
13 novos destinos internacionais nos próximos três anos
18 voos domésticos criados além dos que já existem
223 frequências de vôo semanais
R$ 1,5 milhão de passageiros/ano passariam pelo aeroporto com a consolidação do hub
8 mil a 12 mil empregos gerados direta e indiretamente

Fontes: TAM / Prefeitura de Natal e arquivo TN

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas