Estados vão formar um consórcio

Publicação: 2019-03-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Além de marcar posição em relação aos grandes temas nacionais, a reunião de governadores nordestinos ontem serviu para o lançamento do Consórcio Nordeste, "instrumento político e jurídico" que tem por objetivo integrar os governos da região e permitir ações como a realização de compras conjuntas, manejo de bacias hidrográficas, e execução de ações na área da segurança.

"Celso Furtado (economista e ex-ministro do Planejamento e da Cultura, morto em 2004) estaria muito feliz porque em muitos sentidos estamos atualizando a ideia da velha Sudene dos anos 1950", disse Flavio Dino, governador do Maranhão.

Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, a reunião do Fórum dos Governadores marca um momento histórico para o Nordeste: “Criamos uma iniciativa capaz de articular políticas de atuação conjunta entre os nove estados para uma otimização das gestões em prol do desenvolvimento de toda a região".

Fátima Bezerra disse, ainda, que “o Fórum de Governadores do Nordeste é um espaço muito importante de articulação política dos chefes de Estado com vistas exatamente a definir aquilo que é comum à região, as políticas voltadas, principalmente, para o desenvolvimento com justiça e inclusão social”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Ela destacou no encontro a necessidade da construção de uma pauta nacional que traga resolutividade das problemáticas discutidas. “Ressalto para que nós possamos sair daqui com encaminhamentos que nos tragam iniciativas concretas, a exemplo, quando, de fato, o ministro Paulo Guedes enviará ao congresso nacional o projeto de lei acerca do programa federal de recuperação fiscal.”








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários