Estamos com a capacidade máxima atingida na Inova, diz gerente

Publicação: 2019-08-11 00:00:00
A+ A-
Créditos: Adriano AbreuÍris Linhares Pimenta, Gerente Executiva da Inova MetrópoleÍris Linhares Pimenta, Gerente Executiva da Inova Metrópole
Íris Linhares Pimenta, Gerente Executiva da Inova Metrópole

saiba mais

Como a senhora avalia o crescimento das empresas incubadas no Inova Metropole e qual a importância desse crescimento para o RN?
Estamos crescendo em número de startups cada vez mais. Atualmente, a incubadora possui 17 empresas na fase de incubação e nove em pré-incubação. Não temos vagas para novas empresas, pois estamos com a capacidade máxima atingida. O reflexo desse crescimento tem se demonstrado pelo tamanho das empresas, que inicialmente tinham a preferência por espaços de 12 metros quadrados e hoje querem espaços maiores ou mais salas, em virtude do número de funcionários que possuem, o que reflete também no aumento do faturamento das empresas, apesar da crise. Isso é importante pro nosso Estado para geração de renda, retenção de talentos e maior acesso à educação.

O RN tem potencial para se tornar um exportador de startups de tecnologia? O que falta para isso acontecer?
A incubação já estava exportando  startups e com o advento do Parque Tecnológico, o trabalho é criar um ambiente que promova a retenção de empresas no nosso Estado, para que agora essas startups possam exportar tecnologia para o Brasil e para o mundo (como muitas já fazem),  contudo em solo potiguar.

Como será possível expandir a atuação do Inova Metropole e quando isso deverá ocorrer?
O momento é de expandir e promover conexões entre nossas startups com grandes mercados (ambientes de inovação e outras empresas), com foco também em investimentos para uma fase de tração. É um projeto que está em implantação e que deverá ser executado até o final do ano. A Inova Metrópole desenvolvendo a frente do mercado nacional, enquanto o Parque Metrópole com vistas ao mercado internacional. Acreditamos que fortalecer essas conexões levará nossas empresas a voos maiores, bem como ajudará a desenvolver ainda mais nossa região.

Leia também: